Há quatro anos, Alyona Pejyka aterrava em Portugal pela primeira vez, como turista. A viagem repetir-se-ia, mas então para fazer do nosso País a sua casa. “Visitei Portugal com a minha família em 2020, pela primeira vez. Ficámos muito impressionados, gostámos de toda a envolvência e decidimos que um dia queríamos morar cá”, conta a ucraniana de 37 anos. “Foi por isso que viemos para a capital, depois do início da guerra na Ucrânia, porque nos tínhamos sentido muito confortáveis. Graças ao povo português vimos que podíamos ter uma vida segura e isso fez-nos ficar e construir as nossas vidas aqui.”
A mudança de país não foi entrave ao cumprimento do sonho de Pejyka, que apesar de economista, queria mesmo era ser dona de um salão de beleza. Mas não queria um salão qualquer: tinha que ser um GxBar, uma cadeia de salões de beleza criada em 2015 pelas ucranianas Lera Borodina e Sabina Musina e que rapidamente se tornou numa rede internacional presente em 14 países. Abriu o franchise português a 9 de março, a 69.ª da marca em todo o mundo.
G significa muitas palavras: Girls, Gorgeous, Glow e Global. “Apaixonei-me pela G à primeira vista em 2016. Desde a primeira vez que lá fui senti que era muito mais que um lugar lindo. Para mim, é sobre uma atmosfera de amor e sobre uma comunidade de pessoas que querem compartilhar — e eu adoro partilhar a minha emoção”, conta a ucraniana.
Pejyka acredita que o conceito criado pelas duas conterrâneas revolucionou o mercado clássico dos salões de beleza. “Criaram um novo espaço trendy que tem um serviço rápido e de alta qualidade. G×BAR é como um salão de beleza, mas muito melhor. É uma comunidade e o local para conseguir os penteados mais alucinantes, unhas incríveis, sobrancelhas lindas, designs e maquiagens de tirar o fôlego.”
Além disso, outra das diferenças deste salão para todos os outros é iniciar cada visita com uma taça de espumante, diz em tom de brincadeira. “Na verdade, tudo começa com o amor pelos nossos clientes. Somos uma das maiores cadeias de beleza da Europa e temos os melhores profissionais da indústria.”
Ainda assim, todo processo de procura por um espaço em Lisboa não foi simples. “Passei quatro meses a pesquisar o local onde seria o futuro espaço, porque foi muito mais difícil para mim do que se fosse no meu país natal. Existiram vários procedimentos legais, situações inesperadas e honestamente acho que um dia vou escrever um livro sobre isso. Mas estou grata ao simpático povo português por nos acolher”, nota.
Concluídos todos estes aspetos, é altura de perceber o que pode encontrar por lá. “Ajudamos as mulheres a prepararem-se rapidamente para um evento importante ou festa, para que se sintam o mais autoconfiantes possível e estejam prontas para qualquer conquista. Em apenas meia hora, o G×BAR dá-lhes um penteado noturno complexo, caracóis que duram o dia todo, manicure ou pedicure impecáveis e muito mais.”
A lista de serviços também inclui balayage, tratamento capilar, cortes de cabelo, extensões de unhas, nail art, modelagem e coloração de cílios e sobrancelhas e maquilhagem. O melhor é que para não perder demasiado tempo, o multiserviço permite que vários profissionais trabalhem simultaneamente, combinando dois ou mais procedimentos. “Utilizamos cosméticos das principais marcas mundiais — como a Kérastase, Estée Lauder, L’Oréal, Lancôme, Saint Laurent, Giorgio Armani e PepsiCo — para cuidados com o cabelo e a pele. Também desinfetamos instrumentos com um sistema de esterilização em três estágios. Tudo isso é essencial”, nota.
Fundamental para Pejyka era também dar guarida a compatriotas fugidas da guerra e que ali encontram um local seguro. “Temos muitas raparigas ucranianas porque elas sentem este lugar como a sua casa. Ainda assim, vemos um grande interesse de expatriados de todos os países, para além das mulheres portuguesas.”
Mas não é apenas o público feminino que se senta nas cadeiras do salão. Cada vez mais homens estão a experimentar os serviços e frequentam a G×SHOP, onde vendem produtos profissionais para cabelo e rosto. Ali, os profissionais dão consultoria gratuita e ajudam a encontrar os melhores rituais para se ter em casa.
O espaço de 100 metros quadrados inclui as zonas de manicura, de cabelo, estação de maquilhagem e sobrancelhas, pedicura e a sala GxSkin, um novo serviço de tratamentos faciais e de massagens, que em breve ficará disponível. Outra das novidades que está a ser preparada é uma parte especial dedicada à saúde mental, uma vez que para Alyona “o caminho para a beleza começa por dentro”.
A decoração do salão, em tons rosas e azuis, é uma das coisas que chama logo à atenção. “É um lugar muito confortável, mas, ao mesmo tempo, estético e instagramável. Fizemos isso de acordo com o brand book e os padrões da marca já definidos e claro, adicionámos o nosso cunho, sendo que alguns elementos de decoração foram trazidos do meu país natal.”
O segundo espaço da cadeia será inaugurado este ano, mas, caso queira conhecer o primeiro G×BAR em Portugal, saiba os preços praticados começam nos 15€ e podem chegar aos 180€.
Carregue na galeria para ver algumas imagens do primeiro salão da franquia em território nacional.