Lojas e marcas

André Ópticas: a marca portuguesa desvenda o futuro da contactologia

André Leal, um dos responsáveis pela marca, realizou um conjunto de viagens inspiradoras e revelou à NiT todos os segredos e novidades na área da contactologia.

Foi em 1981 que um jovem casal de Oeiras, Plínio e Ana Leal, começou a sua vida profissional como optometristas numa pequena ótica na localidade. Tinham 22 e 20 anos, respetivamente, quando decidiram ficar com a loja da irmã de Plínio e criar um negócio diferenciado com uma nova imagem. O nome da loja foi inspirado no nome do filho do casal, André, que na altura só tinha três meses. 

Logo aos 15 anos, André Leal já tinha experiência em corte de lentes, reparação de armações. Foi por essa altura que nasceu a paixão pelo colecionismo, sobretudo por óculos de modelos mais arrojados. Cinco anos mais tarde, percebeu que o seu caminho passaria claramente pelo negócio dos pais. O jovem formou-se em Optometria e o desejo confirmou-se: tornou-se um dos responsáveis pela André Ópticas.

Apaixonado pela insígnia familiar, André está sempre numa pesquisa incessante para encontrar as melhores tecnologias e propostas na área da ótica e da contactologia. E, para isso, viaja por todo o mundo. Em outubro de 2022, realizou novamente uma viagem, desta vez aos Países Baixos, onde teve oportunidade de estar em contacto com novas tecnologias da área. Este foi o pretexto certo para a entrevista da NiT.

Na sua recente viagem aos Países Baixos, quais foram as principais inovações de negócio na área da contactologia que lhe foram apresentadas?
As grandes inovações que vi foram realmente na área de comunicação e marketing. Modelos de subscrição que além de vantagens económicas, trazem aos clientes uma grande comodidade.

Como é que estas novidades poderão vir a ser recebidas pelos clientes nacionais ou aplicadas no mercado de Portugal? Que benefícios para o usuário de lentes de contacto reconhece?
Apesar de termos uma mentalidade muito diferente da mentalidade do consumidor holandês, existem uma série de estratégias que podemos adaptar ao nosso mercado no sentido de trazer mais comodidade aos nossos clientes. E independentemente do mercado, quando a proposta tem valor acrescentado, deverá ser bem recebida pelos consumidores. Principalmente no modelo de subscrição que é muito usado nos Países Baixos e que traz ao utilizador vantagens a vários níveis. Consiste num pagamento automático mensal no qual o cliente não precisa de se preocupar com encomendas de lentes ou consultas de controlo periódicas pois esses serviços estão contratados e são controlados pelas óticas.

Qual o serviço, produto ou experiência que mais o inspirou nesta viagem às Ópticas dos Países Baixos?
Sem dúvida a forma como o CRM (Customer Relationship Management) é feito. A relação criada com o cliente que regressa imensas vezes à loja por causa do sistema de subscrição. É uma forma de fidelização muito interessante e que tem provas dadas de que funciona.

Quais destas novidades poderemos encontrar, em breve, na André Ópticas?
Por norma só as damos quando estamos prontos a implementá-las, mas tendo em conta as perguntas anteriores, deixamos no ar que uma forma de subscrição está a ser estudada.

Que argumentos poderá dar aos mais céticos para experimentarem lentes de contacto para substituir ou complementar o uso de óculos graduados?
Acreditamos que as lentes de contacto serão sempre para serem usadas em conjunto com os óculos, já que são ambos instrumentos de correção visual que se complementam. De qualquer forma, os argumentos atualmente são muitos. As lentes de contacto são cada vez mais procuradas e não é difícil perceber porquê. Para quem pratica desporto ou mantém uma atividade física regular, por exemplo, esta opção permite fazer tudo aquilo que os óculos podem dificultar.

A população com necessidade de correção visual conhece os benefícios e vantagens de utilizar lentes de contacto?
Creio que é um campo que precisa de ser mais trabalhado pelas Ópticas pois temos ainda uma baixa penetração de mercado face ao número total de utilizadores de óculos. Se houver mais comunicação no sentido de desmistificar o uso de lentes de contacto, haverá uma fatia maior da população portuguesa a usar esta forma de correção visual.

PUB Nota da marca

JÁ EXPERIMENTOU AS NOVAS LENTES DE CONTACTO DAILIES TOTAL1TM for Astigmatism? JÁ DISPONÍVEIS NA ANDRÉ ÓPTICAS.

Existe na André Ópticas uma nova lente de contacto para astigmatas, a DAILIES TOTAL1TM for Astigmatism, a grande inovação na família de lentes de contacto DAILIES TOTAL1TM.

Com o lançamento da tecnologia de gradiente aquoso, no segmento de lentes de contacto para astigmatismo, uma grande percentagem da população, os astigmatas, aqueles que precisam de correção para o Astigmatismo, poderão usufruir de um conforto excecional (1).

O facto de serem lentes diárias é também muito importante, pois todos os dias o utilizador está a usar uma lente de contacto nova, esterilizada e com a superfície imaculada. Aliado a estes argumentos temos também a possibilidade de uma acuidade visual excecional aliada a um conforto extraordinário (1).

A melhor parte é que nem precisa de sair de casa para experimentar as DAILIES TOTAL1TM for Astigmatism. Já as pode encomendar diretamente através da loja online da André Ópticas – shop.andreoticas.com. Além das lentes de contacto, neste site é possível encontrar algumas das melhores e mais exclusivas marcas do universo eyewear.

1. In a clinical trial to assess overall performance of DAILIES TOTAL1TM for Astigmatism lenses where n=134 patients; Alcon data on file, 2021.
As lentes de contacto DAILIES TOTAL1TM e DAILIES TOTAL1TM for Astigmatism são dispositivos médicos indicados para a correção visual. Para uso e substituição como determinado por um profissional da visão. A partilha de lentes de contacto pode causar graves problemas de saúde ocular. Podem surgir efeitos adversos como desconforto ocular, ardor ligeiro ou sensação de picada. Para mais informações sobre indicações, advertências, precauções, contraindicações e efeitos adversos, leia cuidadosamente a rotulagem e as instruções de utilização, disponíveis junto do seu profissional da visão. PUB. ©2022 Alcon Inc. Revisto em 11/2022. Alcon Portugal-Produtos e Equipamentos Oftalmológicos, Lda. NIPC.501 251 685. PT-DTA-2200067.
Este artigo foi escrito em parceria com a André Ópticas.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT