A dança sempre foi o principal interesse de Beatriz Lopes, que chegou a pertencer à Federação Portuguesa de Dança Desportiva. O sonho que tinha desde miúda, porém, foi travado quando, em 2017, foi diagnosticada com problemas no coração. Teve, assim de se afastar imediatamente de todas as atividades físicas.
Como “não conseguia estar em casa sem fazer nada”, a jovem, atualmente com 23 anos, decidiu procurar outro hobby. Nesse ano, começou a frequentar o atelier da Maria Modista. “A minha família não percebia a razão de eu querer aprender a costurar, mas foi um gosto que sempre tive”, explica à NiT.
Embora tenha aprendido a fazer vários tipos de peças, eram os biquínis que mais a fascinavam. Tudo porque se recorda de ficar fixada numa colega que criava modelos com tecidos que achava “super giros”. “Achei tanta graça que decidi que também podia fazer aquilo”, continua.
Desde esse dia, Beatriz começou a dedicar-se a fazer peças de swimwear que, mais tarde, oferecia às amigas. A verdade é que elas gostavam tanto que lhe perguntavam várias vezes por que motivo não vendia.
Após vários anos a equacionar este passo, Beatriz decidiu lançar a Anttiz, uma nova marca de swimwear portuguesa pensada à sua medida. A primeira coleção foi lançada a 8 de abril e é inspirada na serenidade do campo e da natureza, assim como nas memórias da jovem no mundo rural.
Quando fez 18 anos, Beatriz decidiu sair de Almada para estudar design de moda em Guimarães. Ao mesmo tempo, vivia em Ponte de Lima, onde conheceu uma realidade que quis passar para o seu trabalho na moda. “Sempre vivi numa cidade grande, então foi uma mudança que me alargou os horizontes.”
A coleção de estreia, intitulada “D’Laide”, é uma homenagem à Tia Adelaide. A designer apresenta-a como “uma mulher de alma livre e coração generoso”, que passou pela mesma mudança alguns anos antes. “Era como minha mãe, dormia com ela todos os dias e, antes de me deitar, fazia-me torradas com um copo de leite”, recorda. “Ensinou-me que o bem vence sempre.”
Inspirada nesta figura, Beatriz decidiu produzir peças que refletem os tons quentes dos trigais ao envelhecer, assim como o verde das folhas ou os florais delicados que via no campo. “Para mim, o verão é calor, o pôr do sol e os convívios com amigos. Quis retratar um pouco disso”, nota. “Há muitas campanhas na praia, mas quando estamos na aldeia, o que frequentamos são os rios cheios de árvores.”
A fundadora destaca ainda a textura de um dos fatos de banho, “que remete para as ondas do mar quando está calmo”, afirma.
Cada peça foi idealizada para misturar conforto e estilo, através de materiais sustentáveis e uma produção local. Pensadas ao detalhe, as primeiras propostas incluem cortes que valorizam o corpo, devido aos tecidos que abraçam a pele de forma suave. Há modelos que abdicam dos aros.
Quanto à produção, revela, quis que cada peça fosse “vista com olhos de ver”. Por esse motivo, concentrou toda a confeção num atelier local, em Lisboa, onde as peças são feitas em pequenas quantidades para haver uma maior atenção aos detalhes.
“Adorava dedicar-me a tempo inteiro a este projeto, mas o mais importante é chegar às pessoas e fazer com que se sintam confortáveis”, conclui a jovem, que no futuro vê ainda planos como a abertura de um atelier em nome próprio, assim como a presença destes biquínis e fatos de banho em pontos de venda físicos.
A primeira coleção da Anttiz está disponível no site da marca. Os preços variam entre os 96€ e os 99€.
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