Lojas e marcas

Aos 17 anos, lançaram uma marca de meias divertidas e cheias de pinta

Santiago e Carolina transformaram a paixão num negócio. A Trama Socks vai incluir coleções temáticas e com personalidade.
Começaram com 16 anos.

Tudo começou com os constantes assaltos às gavetas um do outro. Santiago Ventura e Carolina Correia não se cansavam das meias divertidas e cheias de desenhos que sempre marcaram presença obrigatória nos seus looks — e que, inevitavelmente, se tornaram um presente habitual.

Quando perceberam que ainda havia muitos objetos por ilustrar em pares de peúgas, decidiram criar as suas próprias gravuras. O casal tinha apenas 16 anos quando começou a dar os primeiros passos na criação de um negócio.

“No início, não contámos logo à nossa família. Fomos fazendo as coisas com calma e, quando finalmente revelámos, todos abraçaram este projeto quase tanto como nós”, começa por explicar Santiago à NiT.

No dia 1 de setembro, após um ano em preparação, a dupla deu mais um passo com o lançamento da Trama Socks, uma marca de meias divertidas cheias de estilo, cores e muita personalidade. O objetivo é que cada par seja uma mais-valia para os clientes que gostam de apontamentos diferenciados.

“Esta ideia surgiu por querermos sentir o que era trabalhar e ter uma coisa que conseguimos construir do zero”, acrescenta o fundador, atualmente com 17 anos. Ambos os jovens são estudantes de economia do ensino secundário e queriam “ver esta ideia florescer”.

A primeira coleção, intitulada Tropical, conta com quatro modelos inspirados no verão. Os modelos contam com desenhos tão característicos da estação como as famosas carrinhas pão de forma, cocos, cocktails e óculos de snorkeling, com uma paleta em tons vivos.

Todos os desenhos são feitos por Santiago e Carolina, que criam os padrões digitalmente. “O programa dá-nos uma página em branco e criamos cada detalhe pixel a pixel. Tudo o que veem na meia foi feito a partir do zero, para alcançar o resultado pretendido”, sublinha.

Os primeiros modelos.

O investimento para dar os primeiros passos foi feito com o dinheiro que ambos juntaram. “Começámos a meter de parte tudo o que recebíamos, em aniversários ou no Natal. Tínhamos o um orçamento detalhado, com todos os custos.”

Além disso, queriam que a produção fosse 100 por cento nacional. Todas as meias são criadas numa fábrica na Lousada, no norte do País, que escolheram após vários meses a investigar confeções e os respetivos preços, até chegarem a um acordo.

O passo seguinte foi pensar num nome. Durante o brainstorming, chegaram à palavra “trama”, a junção das várias linhas do tecido que forma cada peúga.

Apesar da idade, o fundador afirma que nunca sentiram discriminação por parte dos distribuidores. “Nunca sentimos necessidade de revelar as idades e, quando se apercebiam, continuava a ser uma abordagem totalmente profissional. Não sentimos nenhum olhar de lado.”

A verdade é que a resposta não podia ter sido mais positiva. O modelo com o pão de forma é o bestseller absoluto que esgotou em pouco mais de um mês, mas todos têm chamado a atenção de um público que inclui miúdos de 11 anos, mas também adultos de 40 ou 50 anos.

Um dos segredos para o sucesso? “Associar o produto a um estilo de vida mais descontraído”, revela. Algo que têm conseguido através dos vídeos dinâmicos que partilham nas redes sociais a recriar trends do digital.

“Há outro grupo ao qual queremos chegar no Natal: as pessoas mais idosas que gostam de oferecer este tipo de peças como presente.”

O objetivo passa precisamente por lançar coleções sazonais. Após a estreia associada ao verão, já estão a preparar os modelos para a quadra festiva. “Temos várias ideias para cada altura do ano e gostávamos até de colaborar com marcas de vários segmentos. Podem não ser de vestuário.”

Agora, Santiago e Carolina estão focados no crescimento da marca nas redes sociais e no e-commerce. A abertura de uma loja física é um objetivo a longo prazo, mas para o qual ainda olham com alguma distância. “Queremos chegar a mais pessoas para verem o nosso produto.” Cada par de meias custa 10,99€ e estão disponíveis para compra no site da marca.

Carregue na galeria para descobrir todos os modelos da Trama.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT