Lojas e marcas

Aos 77 anos, a avó Otília lançou com o neto uma marca de sapatilhas feitas de canábis

A 8000Kicks chegou ao mercado depois de um crowdfunding em que conseguiram reunir mais de 200 mil euros.
A avó Otília é essencial na operação.

Quando pensamos numa startup que produz sapatilhas modernas feitas a partir de canábis, a última imagem que nos vem à cabeça é a de Maria Otília. Aos 77 anos, esta avó portuguesa ajudou o neto a lançar a 8000Kicks, uma marca nacional vegan e sustentável que chegou ao mercado em maio de 2019.

Tudo começou quando Bernardo Carreira, de 27 anos, regressou de Londres, no Reino Unido, em 2018, onde estava a trabalhar numa startup de telecomunicações. De volta à sua terra natal — Minde, uma pequena vila no distrito de Santarém — tinha a ideia de criar um negócio próprio e a avó acabou por se revelar a parceira perfeita.

Com mais de 50 anos de experiência na confeção têxtil, Maria Otília juntou-se à ideia inusitada do neto de criar sapatilhas a partir de canábis. A parte “mais inacreditável” da história, explica Bernardo à NiT, é mesmo verdade. O componente principal do tecido é feito a partir de uma fibra industrial da canábis, o cânhamo, que tem inúmeras vantagens do ponto de vista ecológico.

Para o produzir, é utilizada cinco vezes menos água do que a necessária no cultivo do algodão e não são precisos quaisquer pesticidas ou herbicidas para que cresça. O cânhamo absorve o CO2 da atmosfera e purifica os solos — “há quem diga que pode ser plantado até 14 vezes no mesmo solo sem o danificar”, acrescenta Bernardo.

 
 
 
 
 
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A grande vantagem do ponto de vista do produto é a resistência superior às outras fibras. “Na verdade é tão resistente que o Henry Ford fez um carro de canábis na década de 50. Era tão forte que não amolgava nem quando lhe batiam com um machado”, revela o neto, que até publicou um vídeo para o provar na conta de Instagram da marca.

Os longos meses de desenvolvimento começaram em agosto de 2018, chegando as primeiras propostas ao público em maio de 2019, com o apoio de uma campanha de crowdfunding em que conseguiram reunir cerca de 214 mil euros. Começou por se chamar DopeKicks, mas mudaram de nome para 8000Kicks e é por esse que a marca quer ser conhecida.

Segundo o neto, nada teria sido possível sem Maria Otília ao seu lado. “Desde a fase de prototipagem à produção e até a ‘puxar as orelhas’ aos diretores da fábrica quando eles não faziam um bom trabalho”, conta. 

Foram necessários meses de viagens por todo o mundo para escolher os melhores fornecedores que garantissem um tecido premium, forte, flexível e durável, que é completamente resistente à água e às poeiras. As sapatilhas da 8000Kicks têm  também as primeiras palmilhas no mundo feitas a partir de cânhamo. Já as solas leves e altamente flexíveis são feitas com algas recolhidas de águas onde a sua presença é ameaçadora para ecossistemas marinhos. 

Todos os materiais usados na produção são vegan e amigos do ambiente. As propostas da 8000Kicks estão apenas disponíveis para venda no site oficial da marca em duas cores — preto e verde seco — em tamanhos que vão do 36,5 ao 48,5. Custam cerca de 110€ e também vai encontrar por lá máscaras produzidas com o mesmo tecido por cerca de 12,95€.

8000Kicks
Bernardo e Maria Otília.

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