Sempre que visita o Dubai, uma das suas cidades favoritas, Maria Bhanji não repara na arquitetura e nos edifícios recordistas, mas sim na roupa das mulheres. Algo que sempre lhe chamou a atenção são as abayas, túnicas longas e leves (quase como um cafetã), tradicionalmente vestidas por mulheres muçulmanas.
A presença desta peça em Portugal é pouca, mas a portuguesa quer mudar isso. A 7 de fevereiro, lançou oficialmente a Bariabaya, nova marca que se foca especificamente neste tipo de peças.
Formada em Gestão Hoteleira e atualmente consultora imobiliária no segmento de luxo, Maria Bhanji, de 35 anos, fez ainda uma especialização em Marketing de Moda, o que ajudou a consolidar uma ideia que já tinha desde o início de 2025. “Achei simplesmente que o vestuário que é usado no Médio Oriente também pode ser vestido por mulheres europeias”, conta à NiT.
A empreendedora acredita que existe espaço no mercado português para a abaya. O conceito da marca é claro: desmistificar e quebrar a ideia de que esta peça é de uso exclusivo para mulheres muçulmanas. O objetivo é, sim, fazer com que “todas se sintam bem e seguras ao usar qualquer tipo de vestuário, seja uma abaya comprida, ou qualquer outro, independentemente da sua religião, cultura ou crença política”.
Para a fundadora, a criação da etiqueta representa também uma oportunidade de diversificar a oferta no mercado nacional. Considera que esta pode ser “uma mais-valia para as mulheres portuguesas terem a oportunidade de usarem peças que só existem, exclusivamente, no Médio Oriente”, aumentando assim a diversidade de escolha, quer para o dia a dia, quer para contextos mais festivos.
Maria Bhanji posiciona a Bariabaya no segmento premium e garante que as peças se distinguem pelo trabalho artesanal. São, segundo a própria, “sofisticadas e confortáveis”. Descreve-as ainda como “únicas e exclusivas, versáteis, fáceis de usar e de conjugar com adereços, tais como sapatos, joias, ou carteiras”.
Cada modelo é costurado por artesãos locais no Dubai e bordado à mão com pedras e desenhos variados, incluindo, em alguns casos, cristais Swarovski. Os preços variam entre os 75€ e 500€, dependendo do nível de trabalho e materiais aplicados.
A versatilidade é um dos pilares da marca. As abayas podem ser combinadas com calças de ganga e T-shirt branca para um look descontraído, usadas numa festa ou até num sunset à beira-mar, quer esteja em Portugal ou no Dubai.
Um dos aspetos que mais cativa a fundadora é, também, o movimento. “Quando as mulheres andam, a abaya move-se e flui de uma forma muito característica. Cada peça tem um movimento e essência diferentes. Todas estão vestidas de igual forma, mas todas distintas umas das outras”.
Direcionada a mulheres modernas, descontraídas e de qualquer idade, a BARIABAYA quer valorizar, principalmente, a exclusividade e diferenciação. As peças da marca podem ser adquiridas online.
Carregue na galeria para conhecer melhor os designs do projeto.

LET'S ROCK







