Lojas e marcas

As carteiras de lantejoulas portuguesas que podem ser “personalizadas à vontade”

As clientes da Maleta escolhem o tamanho, o formato e as cores dos modelos. Há ainda brincos, fitas ou tops cintilantes.
Pode optar por uma ou várias cores.

Quando decidiu começar a desenhar as próprias roupas, Mafalda Rodrigues procurou a ajuda da avó para dar vida a essas criações. Influenciada pela mãe, que também gostava de criar joias, a jovem de 23 anos gostava de inventar peças únicas ou transformar as que já possuía, cultivando um “gosto um pouco diferente”.

O seu entusiasmo com este hobby foi crescendo e levou-a ao mundo do teatro, onde começou a desenvolver figurinos durante a adolescência. Embora tenha optado por seguir a área da saúde — atualmente está a estudar enfermagem —, continua a ser apaixonada por moda.

No início do ano, Mafalda reencontrou o desejo de criar acessórios personalizáveis e, em maio, fundou a Maleta. A marca com carteiras de lantejoulas, mas também tops, brincos ou fitas para o cabelo.

“Senti-me confiante em avançar com o projeto porque já partilhava os meus outfits no Instagram, onde tenho mais de 10 mil seguidores”, começa por contar à NiT. O feedback positivo relativamente às carteiras que mostrava na rede social motivou-a a pôr mãos à obra.

O design dos acessórios, revela, “surgiu do nada”. A criativa começou por adquirir materiais, experimentar diferentes combinações e aperceber-se do que funcionava melhor, até que se fixou nos pequenos discos coloridos. “Não tinha grande experiência, mas decidi inventar e correu bem.”

Para garantir a exclusividade dos modelos, a Maleta oferece às clientes a possibilidade de personalizarem a cor ou o formato das carteiras. Não existem limites: podem escolher, por exemplo, um lado vermelho e o outro rosa, ou optar por um simples círculo numa tonalidade distinta. O resultado é sempre único.

As carteiras prateadas destacam-se como bestsellers, atraindo um público diversificado. Inicialmente, o foco estava nas mulheres entre os 15 e os 30 anos, mas a empreendedora notou que pessoas a partir dos 40 anos também começaram a interessar-se pelas suas criações. “Foi uma surpresa.”

Devido à boa recetividade, Mafalda decidiu expandir a sua oferta. Além das carteiras, criou tops para festivais e oferece também brincos cintilantes e fitas para o cabelo adornadas com lantejoulas e conchas. “Decidi que queria inovar e experimentar outras possibilidades”, afirma.

A jovem ambiciona continuar a desenvolver o projeto e planeia fazer um curso de costura para avançar na confecção. “Nunca pensei que chegasse a tantas pessoas”, conclui a criativa, que gere sozinha a marca, exercendo funções de fotógrafa, designer e marketeer, sempre com o apoio de amigos e familiares.

Os preços das propostas da Maleta variam entre os 5€ (brincos) e os 35€ (carteiras), e estão disponíveis na página de Instagram da marca.

Carregue na galeria para ver alguns dos modelos criados por Mafalda Rodrigues.

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