Lojas e marcas

As duas amigas que aproveitaram a pandemia para criar uma marca de roupa de festa

A "Portuguesa." lançou em setembro a sua primeira coleção. Os modelos estão à venda na página oficial da marca no Instagram.
Tem poucos modelos exatamente para manter a exclusividade.

“2021 é capaz de ser o ano com mais casamentos de sempre”: foi com esta premissa que Inês Ribeiro e Mafalda Jorge avançaram sem medos para o lançamento de uma marca de roupa de festa que acreditavam fazer falta no mercado nacional. “Portuguesa.” foi o nome escolhido e não é difícil perceber o porquê. O conceito, não apenas é 100 por cento português como vem para representar a essência da mulher portuguesa. E, uma vez mais, vem provar que, afinal, o que é nacional é mesmo bom.

“Já há cerca de 3 anos que tínhamos comentado uma com a outra o facto de existirem muito poucas soluções/marcas de roupa de festa e a dificuldade que é procurar e escolher o que vestir para os casamentos. O número começou a crescer e a dificuldade a aumentar, sendo que o panorama do mercado se mantinha o mesmo, a nosso ver. Fazia falta uma marca, e uma marca portuguesa”, contaram à NiT Inês e Mafalda.

Exatamente há um ano, em setembro de 2020, as duas amigas encontraram nos adiamentos dos casamentos e das festas para 2021 a força para, finalmente, colocarem mãos à obra. Era “a altura perfeita” para ser lançada em Portugal “uma marca de roupa de festa que tanto fazia falta”. Acontece que a pandemia trouxe alguns problemas logísticos e “Portuguesa.” não foi lançada no momento idealizado pelas fundadoras.

Contudo, o plano não foi por água abaixo. Pelo contrário, “entre peripécias com diferentes ateliers e fábricas”, detalham, conseguiram que saísse, neste mês de Setembro, uma coleção de lançamento. Embora mais pequena, circulam já peças de vestuário de cerimónia exclusivas com a etiqueta da “Portuguesa.”. 

Desta primeira coleção, desenhada por Inês Ribeiro, Product Manager na L’Oréal Portugal, e Mafalda, empreendedora, e confecionada por uma costureira portuguesa que está a colaborar no projeto, saem cinco modelos diferentes. Entre eles, uma das propostas tem duas declinações e é feita com tecidos diferentes, o que, na prática, significa que foram criadas seis peças diferentes no total.

Já o grande destaque surge quando, para além de terem sido pensados e desenvolvidos no nosso País, os modelos venham para representar “a essência da mulher portuguesa”, destacando-se “sem esforço ou ostentação, numa ocasião especial”. Neste caso, para brilhar nos próximos eventos formais com um outfit bem ao gosto da portuguesa.

“A mulher portuguesa tem um estilo e essência muito próprios: simples, minimalista, não precisa de ostentar mas não descuida a qualidade, nem precisa de grandes extravagâncias, mas é ainda assim o centro das atenções. E nós queremos que a “Portuguesa.” as represente.”

Por ser mais pequena, praticamente toda a coleção apresenta tamanhos únicos e, explicam Inês e Mafalda à NiT, é por isso que está incluído um ajuste no preço. Por exemplo, para dar um toque na bainha ou para apertar. Há ainda outro detalhe na coleção a ter em conta. Os nomes de cada peça homenageiam grandes figuras femininas nacionais: Amália Rodrigues, Florbela Espanca, Rosa Mota, Simone de Oliveira e Sophia de Mello Breyner Andresen.

Quanto ao futuro, a “Portuguesa.” não perde tempo e está já a preparar a próxima coleção que, possivelmente, será lançada entre fevereiro e março de 2022. “Contamos ter mais modelos e diferentes tamanhos. Mas sempre mantendo a exclusividade, com poucas unidades no total”, revelam. Também por essa altura preveem lançar o site oficial da marca.

Até lá, os modelos desta coleção podem ser comprados através da página do Instagram da “Portuguesa.” Para além do espaço digital, a marca portuguesa têm ainda uma morada física, num showroom situado na Avenida 5 de Outubro, em Lisboa. Para visitas ao espaço, deve primeiro agendar uma marcação através de uma mensagem privada no Instagram.

De seguida, carregue na galeria para conhecer os modelos da primeira coleção da “Portuguesa.”, que vão levar o estilo da mulher portuguesa ao resto do mundo.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT