Lojas e marcas

As gigantes Valquírias de Joana Vasconcelos aterram nas lojas mais icónicas da Dior

Seul, na Coreia do Sul, e Nova Iorque, nos EUA, receberam algumas das peças da artista portuguesa.
A loja de Nova Iorque.

As Valquírias são uma das obras recorrentes de Joana Vasconcelos, que impressionam pela sua dimensão e detalhe. Têm tanto impacto que aterraram agora nas lojas Dior mais icónicas do mundo.

“Na Dior, reinventamos constantemente os nossos universos de boutique”, anunciou em novembro a marca de luxo francesa no Linkedin. A acompanhar o texto estão algumas das fotografias das pop-ups da marca na Quinta Avenida de Nova Iorque e em Seul, na Coreia do Sul, em que as fachadas se tornaram (ainda mais) irreverentes, em colaboração com a artista portuguesa Joana Vasconcelos.

“Um verdadeiro refúgio do maravilhoso, tal como Monsieur Dior definiu a magia da alta costura”, foram as palavras da marca para descrever a decoração das lojas, que primam já pelos traços arrojados e ecléticos. No caso do espaço em Seul, vemos uma das valquírias da artista como que a abraçar a estrutura branca da boutique de seis andares.

A loja de Seul.

Em Nova Iorque, na loja que já abriu em 1946, a Valquíria foi colocada de tal forma que parece que está a espreitar sobre o telhado espelhado.

A verdade é que Vasconcelos, de 52 anos, já colaborou com a Dior na criação de uma peça em 2013, feita com garrafas de perfume; e em 2019, na criação de uma mala da marca e este ano, com a criação de Valquíria Miss Dior, que marcou a Semana da Moda, em Paris. A peça com mais de mil quilos de peso foi totalmente coberta com mais de duas dezenas de tecidos e padrões usados na nova coleção feminina outono/inverno da marca francesa.

“Nunca as artes plásticas se cruzam com a moda desta maneira. Pode haver uma peça, pode haver uma interação, mas a este grau de escala, esta colaboração tão estreita que é partir do mesmo material em duas direções diferentes, acho que nunca foi feito”, afirmou Joana Vasconcelos.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT