Lojas e marcas

As históricas toalhas da Torres Novas já têm uma morada em Lisboa

Vai poder ver, tocar e sentir os tecidos da histórica marca portuguesa. O showroom está aberto ao público.
Os clientes podem entrar e comprar.

Em 2021, uma década depois de ter declarado insolvência, a Torres Novas renasceu. Graças a novos pares de mãos nos comandos da empresa, a histórica marca nacional de turcos de banho — que sempre vimos nas casas dos nossos pais e avós — tem vindo a reerguer-se aos poucos. Mas o sentimento continua a ser de conforto e familiaridade.

Adolfo de Lima Mayer, de 85 anos, era o maior acionista e também “a alma da marca”. Nove anos depois da falência, viu o seu negócio ser relançado pelo sobrinho-neto, Nuno Vasconcellos e Sá, de 30 anos, a sua mulher, Inês Vaz Pinto, de 28, e o amigo Miguel Castel-Branco, de 31.

Agora, em julho, foi inaugurado o primeiro espaço físico da marca no País. Situado no Restelo, em Lisboa, o showroom está aberto ao público e conta com o atendimento personalizado que caracteriza a marca. Da roupa de banho e praia às propostas de cama, a nova loja inclui a gama completa da etiqueta portuguesa.

“Até março, ocupámos o mesmo escritório com armazém da companhia desde 1971, em Xabregas. Mas a parte de armazém já era muito pequena e decidimos mudar essa parte para Guimarães”, conta à NiT Miguel. Na mesma altura, os três sócios começaram a procurar apenas por um escritório em Lisboa.

No Restelo, encontraram um espaço amplo ideal para acrescentarem uma zona onde podem receber clientes. A ideia principal é continuar a trabalhar “com os parceiros de distribuição e revendedores”, mas “qualquer pessoa pode vir cá conhecer e comprar os produtos”. Um dos objetivos é que se torne uma montra para o lançamento de novidades.

Sobre a localização, onde ainda não tinham uma presença forte, explica: “Esta é uma zona onde tem havido um aglomerado de novos ateliers de design de interiores, muitas lojas e showrooms de tecidos, então acaba por funcionar. É acessível para quem vem da A4 e é fácil de estacionar”.

No espaço, vão estar expostos os produtos que mostram o crescimento astronómico da marca nos últimos dois anos. Das opções neutras e coloridas às lisas ou com riscas, o catálogo já inclui roupa de cama, propostas para os miúdos (como ponchos) e, claro, a gama de praia, que tem sido um sucesso, desde que surgiu em junho de 2021.

Por isso, tiveram a preocupação de apostar numa decoração que permita colocar todas as propostas em destaque, mas que ao mesmo tempo seja “diferente e original”. Há vasos, jarras e até uma banheira cheia de bolas de plástico, que complementam as prateleiras e os armários — onde as toalhas estão guardadas com toda a minúcia.

“Já temos muitos pontos de venda na capital, no País inteiro e até pela Europa”, conclui. Porém, até ao momento, o online era o principal canal de vendas da etiqueta. Isso não significa, porém, que não possam continuar a expandir a oferta física: “Já pensámos em lojas próprias ainda onde não temos muita presença.”

Além do novos showroom, todas as peças da Torres Novas estão disponíveis no site da marca. Carregue na galeria para ver mais imagens do novo espaço.

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