Se fizermos uma lista das ideias mais originais no mercado português, vender jardineiras em caixas de pizza merece um lugar de destaque. Esse foi o ponto de partida da Favorite People, uma marca que pinta o armário dos mais novos. A razão por trás da escolha? “Somos a escolha número dois dos miúdos, porque a número um será sempre a pizza”, contaram as fundadoras à NiT.
Embora tenham começado por peças infantis, os modelos cresceram no final de 2023 e até viraram macacões. A procura das peças adoráveis e coloridas da Favorite People, fundada pelas irmãs Rita e Madalena Rugeroni, em 2022, levou a que as mães também quisessem incluir esses itens no seu guarda-roupa.
Após o sucesso da primeira pop up store, a Favorite People voltou a abrir um ponto de venda físico no primeiro piso do CascaiShopping, no dia 1 de novembro. O espaço tem cerca de nove metros quadrados e foi decorado com alguns néons.
Nos cabides e escaparates há jardineiras para todos os gostos e idades. No final de setembro, lançaram os modelos de macacões para o outono. “Adoro jardineiras, adoro macacões e todo o tipo de roupa que seja só uma peça, super confortável e em que vestimos e está feito todo um look”, escreveu Rita nas redes sociais.
O espaço tem sido visitado por muitos clientes do centro comercial, muitos por curiosidade, outros para experimentarem as peças da marca, para darem os parabéns pela imagem e comunicação, para saber onde são feitas as jardineiras, ou simplesmente para descobrirem o que está dentro das caixas de pizza.
Rita, a antiga locutora da Comercial, juntou-se à irmã, Madalena, para criar uma linha que refletisse a sua personalidade extrovertida e o estilo brincalhão. A estreia foi fortíssima e não pararam de transportar padrões contagiantes para cada um dos lançamentos.
“Ela [Madalena] é uma das minhas pessoas favoritas”, diz a animadora. Obviamente também adora os seus três filhos e foi graças a estas pessoas que admira que surgiu o nome da etiqueta. “Há muito tempo que queria lançar uma coisa minha em paralelo com a rádio, algo que envolvesse miúdos”, recorda.
Antes de chegar a este conceito já tinha pensado em restaurantes e até em organização de festas. Durante uma noite em que não conseguia pregar olho foi a ideia de criar uma marca de roupa que lhe veio à cabeça. Fez uma pesquisa intensiva e rapidamente percebeu que podia apostar nas jardineiras.
Um dos principais motivos é o facto de serem modelos que a radialista não dispensa: “É algo de que gosto muito, que uso desde sempre. E os miúdos também as adoram porque são confortáveis. Quis criar uma marca monoproduto e oferecer algo irreverente, divertido e cool”, resume.
As irmãs demoraram cerca de um ano até terem o projeto concluído. Além da falta de know how sobre o mundo têxtil, viram-se confrontadas com o impacto da guerra entre a Rússia e a Ucrânia na indústria. Ainda assim, conseguiram lançar o negócio com modelos feitos com 100 por cento de algodão orgânico e uma enorme durabilidade. O objetivo é que passem de geração em geração, como um legado familiar.
Todas as propostas são produzidas numa fábrica no norte de Portugal — mas vendem online para todo o mundo. “Temos aqui muito material de boa qualidade, e assim também sabemos que a mão de obra não é explorada”, acrescenta Rita.
Os macacões estão disponíveis no site da marca, em versão adulta e infantil. Os modelos para os mais novos custam 82,90€, enquanto os tamanhos maiores custam 108€.
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