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Lojas e marcas

As joias exclusivas e muito cobiçadas de Cata Vassalo chegaram às Amoreiras

A designer quis aproximar-se das clientes que procuram os acessórios da marca. É uma pop up que se pode tornar permanente.

Catarina Vassalo é conhecida pelas suas coroas intricadas, criadas no seu atelier em Sintra. A sua marca, Cata Vassalo, é um nome familiar nos casamentos portugueses, sendo especialista em toucados para noivas e convidadas. A sua popularidade também se estende às influencers, que a elegem como referência em joalharia.

A criatividade da joalheira de 40 anos transcende as coroas. Através da sua plataforma online, podemos observar a versatilidade da sua arte: desde acessórios exclusivos a peças de roupa bordadas com joalharia, todas feitas sob medida, transformam-se em memórias simbólicas.

Agora, a designer decidiu apostar no retalho físico e abriu a primeira loja da marca no Amoreiras Shopping Center, em Lisboa, esta sexta-feira, 15 de novembro. Trata-se de um espaço pop-up que permanecerá aberto até fevereiro de 2025, com a possibilidade de se tornar permanente, dependendo da sua aceitação.

“Não gosto de dar um passo maior do que as pernas. Sou muito consciente e por isso é que estou há tanto tempo no mercado”, começa por explicar à NiT, sublinhando a necessidade de um ponto de venda na capital. “Os nossos clientes são quase todos de Lisboa e queríamos conquistar os que não gostam de comprar online.”

O quiosque apresenta uma seleção diversificada de peças, incluindo brincos, anéis, pulseiras, clutchs, laços, chokers e bandoletes.  Contudo, o atendimento personalizado para noivas, headpieces e roupa não estará disponível. O serviço deve ter um acompanhamento mais próximo, que exige marcação. “Na loja estaria à frente de toda a gente. Não pode ser uma compra por impulso.”

A decoração reflete o ADN do atelier, com veludos e uma paleta de cores quentes, numa área bem iluminada, essencial para apreciar a beleza das peças. À semelhança do que acontece no espaço de trabalho, o pop-up será uma montra para os principais lançamentos.

Atualmente, os expositores exibem a mais recente coleção de joias e, em breve, vão receber a nova linha, que será lançada na terceira semana de novembro.

Algumas das peças.

O Amoreiras Shopping Center foi a escolha natural para a primeira loja, por ser um local com uma história forte na capital, “onde os lisboetas se sentem em casa”. A inauguração estratégica, próxima do Natal e do Ano Novo, permite explorar a procura por artigos de festa e cerimónia. “Até fazer os turnos foi uma complicação”, confessa Cata.

A abertura do espaço é “a cereja no topo do bolo” de um ano de grande crescimento para a marca. Em 2024 registou um aumento significativo nas vendas e o desfile “Utopia” em maio, onde foram apresentados 61 look, foi um sucesso.

E não vai abrandar. No início de 2025, como manda a tradição, lança as coroas feitas à medida dedicada às noivas, e seguem-se várias pequenas coleções, cerca de quatro, sempre com o ADN 100 por cento português e o conceito de exclusividade que associamos à etiqueta.

“Se este correr bem, gostávamos de ter mais um ponto de venda no norte e aproximarmo-nos de outros clientes”, conclui, sem esquecer “a luta da internacionalização” que continua aos poucos, passo a passo, uma pedra de cada vez.

Como tudo começou

Quando era miúda, Catarina passava o verão na Praia Grande, em Sintra. “Durante o dia eu e a minha irmã Madalena andávamos pela praia a vender colares de missangas. Eu fazia e ela parecia uma verdadeira vendedora de bolas de Berlim. Ficava cheia de vergonha”, contou em entrevista à NiT.

Durante alguns anos, foi assim que Catarina se dedicou à sua paixão pela bijuteria. Mais tarde, em 1998, inscreveu-me num curso profissional de Restauro de Metais, em Sintra. “Quando terminei fui diretamente para o desemprego. Acabei a trabalhar no restaurante Pôr do Sol, que era dos meus pais.”

A marca nasceu em 2016.

Em 2013, mudou-se para Southampton, Inglaterra, com o então namorado, Francisco Azevedo. Os primeiros tempos não foram fáceis. Catarina tinha um contacto que lhe enviava missangas da Índia e peças semipreciosas e fazia a bijuteria a partir daí. Batia de porta em porta e passou anos a vender apenas para lojas.

Um dia, “fartos do mau tempo”, fizeram as malas e partiram em busca de uma nova aventura. Aterraram em Valência, Espanha, e as coisas correram bem. A joalharia até abriu uma loja chamada Biju e Etc.

Neste espaço, a portuguesa vendia todo o tipo de bijuteria. Começou, também, a experimentar fazer toucados (um acessório muito usado no cabelo das noivas). “Lembro-me perfeitamente do dia em que vendi o primeiro, a 29 de abril de 2011, no dia do casamento de Kate Middleton com o Príncipe William. Era branco com penas e uma flor.”

Volvidos cinco anos, em 2015, Catarina ainda regressou uma temporada a Inglaterra, antes de voltar para Portugal. Em 2016, após fechar a loja em Espanha, fundou a marca Cata Vassalo e lançou-a online, para criar peças exclusivas que se tornam parte da vida de cada mulher.

Em maio do mesmo ano, uniu-se a Madalena Braga e juntas tiveram um espaço em Lisboa.  A 29 de janeiro de 2017, inaugurou o seu atelier e loja em Sintra, onde se mantém fiel ao seu lema: “Existe sempre uma coroa para cada rainha, que pode ser usada em todos os momentos e lugares”.

As peças da Cata Vassalo podem ser compradas no site da marca, com preços a partir de 33€. 

Carregue na galeria e descubra alguns dos modelos.

 

 

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