Lojas e marcas

As novas jardineiras amorosas das irmãs Rugeroni foram desenhadas por miúdos

A coleção da Favorite People tem propostas matchy matchy para miúdos e adultos. Não faltam cores, formas e padrões.
Uma prova de criatividade.

A inspiração surgiu quando menos estava à espera. Em 2023, Rita Rugeroni foi buscar a filha Carminho à escolha quando parou para ver os desenhos pendurados nas paredes. Enquanto storyteller, a antiga locutora de rádio não conseguiu deixar de admirar a imaginação dos miúdos por trás daquelas criações cheias de formas e cores.

De repente, surgiu a ideia. E se a coleção seguinte da Favorite People, a marca de jardineiras que criou, em 2022, fosse desenhada precisamente por miúdos? Sem tempo a perder, a animadora foi à procura dos pequenos artistas que deram origem à coleção “The Originals”, lançada a 30 de agosto.

“Organizei um concurso de design com mais de 500 alunos, desde a primeira classe até ao sétimo ano. Cada um desenhou um padrão, escolhemos os que mais gostámos e a nossa designer, a Marta, deu uma ajuda. Depois, foi só mandar estampar”, revela a fundadora.

O resultado desta experiência são padrões geométricos e abstratos, mas com muita pinta. Estrelas, flores e amoras são apenas alguns dos motivos que podemos ver gravados em criações pintadas com todas as cores que existem no arco-íris — e mais umas quantas, na verdade.

A nova coleção da Favorite People inclui peças não só para miúdos, mas também para adultos. “As mães adoram o estilo matchy matchy”, diz. Por isso, as peças em algodão com “botões e bolsos adoráveis”, para que possam ser combinadas com as filhas, continuam a ser as mais procuradas.

Os lançamentos são também cada vez mais abrangentes em relação às idades. Até os bebés podem ser vestidos a rigor com estes designs já que há vários modelos oferecidos em tamanhos para os 6 e os 12 meses, enquanto os modelos para as crianças variam entre 1 e 10 anos.

“Estas crianças pensam fora da caixa, têm ideias incríveis e não têm medo de arriscar. Eles representam o espírito de liberdade e imaginação, capaz de transformar sonhos em realidade”.

A silhueta mantém-se fiel ao estilo que tem conquistado milhares de clientes. O decote direito e as alças ajustáveis, para que se adaptem a um maior número de pessoas, são complementadas por bolsos combinados à frente, um de estilo canguru no peito e outro de aplicação nas costas.

E as novidades não vão ficar por aqui. Além da coleção de regresso às aulas, a marca vai dar oportunidade a um dos clientes de se tornar designer do projeto. “Juntámos forças com a icónica marca Faber-Castell, e desta parceria vai nascer o maior concurso de design do país”, garante.

 
 
 
 
 
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Desde o início, a Favorite People destacou-se por uma das ideias mais originais dos últimos anos. As embalagens inusitadas em forma de caixa de pizza fez com que a etiqueta de roupa infantil entrasse no radar de muitos portugueses. “Somos a escolha número dois dos miúdos, porque a número um será sempre a pizza”, explicaram, na altura, à NiT.

Rita, a antiga locutora da Comercial, juntou-se á irmã, Madalena, para criar uma linha que refletisse a sua personalidade extrovertida e o estilo brincalhão. A estreia foi fortíssima e não pararam de transportar padrões contagiantes para cada um dos lançamentos.

“Ela [Madalena] é uma das minhas pessoas favoritas”, diz a animadora. Obviamente também adora os seus três filhos e foi graças a estas pessoas que admira que surgiu o nome da etiqueta. “Há muito tempo que queria lançar uma coisa minha em paralelo com a rádio, algo que envolvesse miúdos”, recorda.

Antes de chegar a este conceito já tinha pensado em restaurantes e até em organização de festas. Durante uma noite em que não conseguia pregar olho foi a ideia de criar uma marca de roupa que lhe veio à cabeça. Fez uma pesquisa intensiva e rapidamente percebeu que podia apostar nas jardineiras.

Um dos principais motivos é o facto de serem modelos que a radialista não dispensa: “É algo de gosto muito, que uso desde sempre. E os miúdos também as adoram porque são confortáveis. Quis criar uma marca monoproduto e oferecer algo irreverente, divertido e cool”, resume.

As irmãs demoraram cerca de um ano até terem o projeto concluído. Além da falta de know how sobre o mundo têxtil, viram-se confrontadas com o impacto da guerra entre a Rússia e a Ucrânia na indústria. Ainda assim, conseguiram lançar o negócio com modelos feitos com 100 por cento de algodão orgânico e uma enorme durabilidade. O objetivo é que passem de geração em geração, como um legado familiar.

Todas as propostas são produzidas numa fábrica no norte de Portugal — mas vendem online para todo o mundo. “Temos aqui muito material de boa qualidade, e assim também sabemos que a mão de obra não é explorada”, acrescenta Rita.

Os modelos para adultos já podem ser encomendados no site por 91,90€. As propostas infantis a combinar estão todas disponíveis entre os 58,90€ e os 73,90€.

Carregue na galeria para ver os novos modelos da Favorite People.

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