Lojas e marcas

As primeiras sapatilhas de ganga da Josefinas são inspiradas na skater Ellen O’Neal

A marca portuguesa também lançou uma nova versão das icónicas sabrinas no mesmo tecido. Misturam conforto e elegância.
Existem dois modelos.

Na década de 1970, Ellen O’Neal tornou-se uma das maiores estrelas do skate numa altura em que poucas raparigas praticavam o desporto. Com longos cabelos loiros, roupas coloridas e aptidão para o freestyle, personificava o estilo cool que tantas jovens procuram nos dias de hoje. Capaz de andar em duas pranchas ao mesmo tempo, juntou a sua formação em ginástica e dança para rodopiar sob a tábua de forma artística e acrobática. Deixava todos os entusiastas da modalidade admirados e acabou por ganhar competições em várias partes dos Estados Unidos.

O’Neal fez história numa modalidade tradicionalmente masculina e o seu legado inspirou a portuguesa Josefinas a criar um novo modelo num material inédito para a marca. Apostaram na ganga para criarem as sapatilhas Josefinas Ellen (320€), lançadas no dia 16 de março. O par enquadra-se na estética da gama mais desportiva da insígnia lançada em 2022, The Long Run: “Queríamos um desenho mais casual, em ganga, com todos os pormenores que nos caracterizam”, explica à NiT Joana Esteves, uma das administradoras da Josefinas.

O par mistura dois tons de denim distintos, um mais escuro e outro mais claro. A proposta segue a filosofia da linha que homenageia as mulheres atletas, uma vez que são “leves e flexíveis”, mas com um design “moderno e sofisticado” para usar no dia a dia. Já se tinham inspirado, por exemplo, em mulheres como Charlotte Cooper, a primeira campeã olímpica da história ou Kathrine Switzer, a primeira mulher a participar na Maratona de Boston.

Já sobre a aposta numa matéria-prima inédita, Joana explica: “Neste momento, a ganga conquistou o mundo da moda e está patente nas criações das mais diversas marcas, tendo-se tornado uma tendência. Por isso, há algum tempo que pensámos em criar produtos com o tecido, pelo que fomos aprimorando essa ideia.”

Apesar da inovação, a etiqueta não esquece as origens e lançaram também um par de sabrinas (179€), o modelo mais representativo do negócio. Criadas à mão por mestres sapateiros portugueses, as Josefinas Indigo surgem num azul intenso e fazem parte da icónica coleção Nº1, com a qual a insígnia ficou conhecida nos mercados nacional e internacional.

“Este produto tão característico continuará a fazer parte da essência da marca, aliando sempre a estética e a elegância à funcionalidade e à qualidade”, acrescenta, frisando que o conforto e a ergonomia são prioridades dos artesãos que desenvolvem as peças à mão, “detalhe a detalhe.” O pormenor da laçada branca é um desses pormenores que chamam à atenção.

Apesar da etiqueta estar atenta ao mercado, Joana sublinha que os modelos “não são criados com o propósito de seguir tendências”. A primeira missão do negócio foi quebrar o estigma de que as mulheres bem-sucedidas só usavam saltos altos, por isso, são as clientes que continuam a inspirar o trabalho dos criadores: “O resultado final não são apenas sapatos confortáveis, bonitos e exclusivos, também estão impregnados de arte e tradição.”

Ambos os modelos, feitos exclusivamente para cada cliente (made-to-order), estão disponíveis para encomenda, entre os tamanhos 34 e 43, no site da Josefinas. Carregue na galeria para conhecer as propostas.

ver galeria

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT