Lojas e marcas

Aurora: a marca de decoração de Vanessa Alfaro já tem um showroom

O espaço com três andares fica em Aveiro. Junta as cerâmicas, pósteres, flores e fragrâncias da marca.
A empresária é natural de Aveiro.

Vanessa Alfaro tornou-se conhecida nas redes sociais quando partilhou o processo que a levou a perder 20 quilos em quatro meses e meio. Atualmente, com mais de 247 mil seguidores no Instagram, dedica-se a ajudar pessoas ao partilhar dezenas de receitas saudáveis e deliciosas que se fazem facilmente e em pouco tempo. Pelo meio, percorre o País a partilhar a sua jornada fitness.

A criadora de conteúdos de 33 anos, natural de Aveiro, queria arranjar um espaço físico onde pudesse dar alguns dos seus cursos. Durante a pandemia, descobriu o local ideal por atrás do Fórum da cidade. Transformou-o numa espécie de segunda casa, onde recebe amigos, familiares, o seu público e outras pessoas que a inspiram.

Quando a Aurora surgiu, em 2021, a influencer não avançou logo com a criação de produtos. Na altura, a ideia era fazer apenas workshops, apresentações de livros, provas de vinhos ou jantares privados, entre outros eventos. Só no início deste ano é que lançou a primeira coleção de decoração, “Recomeçar”, com o lançamento da loja online.

“A minha ideia sempre foi criar propostas ligadas à casa. Partilho muitas dicas de decoração, então havia muito interesse por parte do meu público”, explica. “Comecei pelas cerâmicas porque estavam associadas à cozinha, então ligavam-se à minha história pessoal.”

A 18 de novembro, no segundo aniversário da marca, a empresária abriu o primeiro showroom da Aurora, em Aveiro. Situado na Rua Jaime Moniz, o espaço com três andares divide-se entre a mostra — com a coleção “Florescer”, um escritório, atelier e estúdio fotográfico.

Quem visita o espaço, pode encontrar as novas peças de cerâmica ou de madeira, flores preservadas, pósteres decorativos e novidades, como as fragrâncias e um vestido avental, a primeira proposta têxtil. O catálogo inclui ainda as agendas são as bestsellers da marca.

“Quando lançámos a primeira coleção, tínhamos vários workshops a decorrer no primeiro espaço. Aquilo virava um armazém e era difícil de gerir”, acrescenta. “Havia a necessidade das pessoas verem as peças ao vivo ou tocarem. E outro espaço não estava preparado para a dimensão de uma loja online.”

Quando surgiu a oportunidade de abrir um showroom, precisamente do outro lado da rua, não hesitou. Além de pensar nos clientes, sentia ainda a necessidade de ter um escritório onde pudesse trabalhar. “Há 30 anos que ninguém mexia no edifício. Tinha carpetes orientais por todo o lado e paredes muito escuras.”

A criadora de conteúdos transformou o espaço num local amplo e marcado pela leveza, seguindo uma decoração “o mais simples possível”. Contudo, chama à atenção pela parede cheia das flores que fazem parte do catálogo. “É tudo muito bege, porque é a minha cor favorita. Queria poucas peças expostas para não cairmos no erro de parecer uma loja.”

Além de encontrar todas as peças da marca — que lança uma coleção por ano, além de lançamentos pontuais —, os clientes podem fazer o levantamento das compras online na loja. O serviço pick-up funciona às quartas e quintas entre as 14 e as 18 horas.

Vanessa gostava ainda de levar a etiqueta para Lisboa. “Há três anos, antes da inauguração, vi um espaço no Porto e apaixonei-me, mas ainda não era a altura”, conclui. “Aveiro é mais fechado, mas os workshops estão sempre cheios. E nas grandes cidades existe mais público.”

O catálogo da Aurora pode ser consultado no site oficial da marca. Aproveite e carregue na galeria para ver mais imagens do espaço e conhecer melhor o conceito.

ver galeria

Áudio deste artigo

FICHA TÉCNICA

  • MORADA
    Rua Jaime Moniz, 6
    3810-123 Aveiro
  • HORÁRIO
  • Horário por marcação

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT