Entre as muitas Marias que compõem o imaginário cultural português, Maria Severa permanece como uma das figuras mais emblemáticas. Considerada a primeira grande fadista nacional, deixou a sua marca não apenas na história do fado, mas também nas ruas de Lisboa, como no Largo com o seu nome, na Mouraria.
Beatriz Barbeitos, de 21 anos, cresceu a ouvir falar desta mulher. “Como o meu pai tinha um restaurante em Lisboa, sempre ouvi muito fado. Fui criada nesta cultura e faz parte da minha identidade”, explica à NiT. Foi com naturalidade que decidiu evocar esta herança cultural quando chegou o momento de lançar a sua própria marca de moda.
Chama-se Barbeitos e estreou-se com a coleção “Severa”, apresentada a 13 de setembro, num desfile ao ar livre no Jardim do Torel, em Lisboa. “É importante, para mim, ter sempre presente no meu trabalho a essência da mulher e, eventualmente, do homem português. Quero que seja sensual, mas não vulgar. Pode ser comercial, mas não tão comum. É este o meu ADN”, resume.
O projeto nasceu pouco depois de Beatriz concluir o curso em design e produção de moda. Em vez de apresentar a habitual coleção final no contexto académico, preferiu organizar o seu próprio evento. Quis fazer tudo sozinha, da produção ao styling, e ver como o público reagia. “Gosto muito de observar o que me rodeia e pegar nas coisas que fazem parte do meu dia a dia. Vou a um certo sítio e, de certa forma, despertou o meu interesse.”
No caso da fadista, admite que não conhecia a personagem tão a fundo quando começou a trabalhar no projeto, mas que foi, sim, uma evolução progressiva. “É importante pegar nesse bichinho e aprofundar melhor. Acho que tudo à minha volta me dá um pouco de criatividade.”

A coleção resultou num alinhamento de peças que descreve como “mais vadia, mas luxuosa”, com silhuetas marcadas por cortes oversized, decotes pronunciados e tons escuros, onde sobressaem o preto e o bordô. A escolha dos tecidos teve um peso significativo na construção estética da linha.
Em poucas semanas, a marca conseguiu destaque em várias plataformas nacionais. A primeira aparição pública surgiu na passadeira vermelha dos Globos de Ouro, através da atriz Rafaela Simas, que usou um vestido de veludo com decote profundo nas costas. No início de outubro, as criações da jovem designer marcaram também presença na ModaLisboa, o maior evento de moda da capital. Vestiu nomes como Bruna Guedelha e Sandra Fernandes no street style que antecede os desfiles.
“Houve propostas que acabaram por não acontecer, mas foi muito bom para conseguir mostrar o meu trabalho”, revela. “Estou muito grata, porque nunca pensei que tivesse tanta adesão. Foi a primeira vez e nunca sabemos se vai dar certo ou não.”
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Com a primeira coleção já lançada, Beatriz Barbeitos concentra-se agora nos próximos passos. Quer explorar o vestuário masculino — “tenho muitos homens a gostar dos meus casacos” — e está a preparar novas peças. Antes da próxima edição da ModaLisboa, pretende organizar um novo desfile para apresentar a sua visão ao público.
“O objetivo é ser uma marca com nome em Portugal”, conclui. As peças da coleção podem ser encomendadas através da página de Instagram da Barbeitos, com preços a partir dos 75€.
Carregue na galeria para conhecer algumas peças da coleção.

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