Lojas e marcas

Na nova barbearia de Lisboa, a barba e o cabelo estão entregues a mãos experientes

Chama-se Barbershop 83 e à sua frente está um homem com mais de 22 anos de experiência.
Um novo espaço na capital.

Se existe algo que se tem tornado mais do que evidente ao longo dos últimos anos, é que os homens cada vez mais se preocupam com a sua aparência. A prova disso é que são cada vez mais o número de barbearias que vão abrindo um pouco por todo o País para tratarem de barbas e cabelos. É precisamente na Lapa, em Lisboa, que acaba de nascer mais uma e que, na verdade, não é só “mais uma”. É a Barbershop 83, um espaço onde manda a experiência de quem faz disto vida há 22 anos.

Para Pedro Pereira, dono e grande responsável por esta nova loja, a arte de ser barbeiro não esconde qualquer tipo de segredos. “Tudo começou com o meu pai. Ele já esta no mercado há cerca de 50 anos com a sua barbearia em Montalegre. Foi ele que me trouxe para esta área. Quando era pequeno, tentava aliciar-me para a ir para a barbearia, prometia dar-me doces e chocolates. Então passava lá grande parte do meu tempo”, conta à NiT.

O gosto pela barbearia foi crescendo e quando tinha 16 anos começou a dar os primeiros passos na profissão, precisamente ao lado do pai. “Na altura, o meu pai disse-me: ‘Eu vou te dar uma profissão que, vás tu para onde fores, as tuas mãos vão falar [por ti]’. E teve razão.“

Desde então, o barbeiro de 38 anos nunca mais parou.“Fiz estágios em Barcelona, depois recebi convites para trabalhar no Brasil e em França. Podia ter ido para muitos sítios, mas recusei sempre as propostas para poder trabalhar com o meu pai. O que acabou por ser o melhor.”

A ligação com o pai e a vontade de não o desapontar acompanhou-o sempre. Até mesmo quando decidiu abrir arriscar e abrir um bar em Montalegre. “Enquanto trabalhava com o meu pai também abri um bar, em parceria com uma sócia. Neste momento é só ela que lá está a trabalhar, mas continuamos a ser os dois os donos do espaço. No entanto, quando lá estava, tive dias muitos complicados em que trabalhava dia e noite, porque mantinha a posição na barbearia do meu pai. Isto era especialmente duro durante os meses de agosto, que é quando a nossa vila passa do 8 para o 8000. Mas lá está, como a barbearia era do meu pai, para mim, falhar-lhe era mais complicado.” recorda Pedro.

Seria de esperar que Pedro mantivesse a sua vida e trabalho no espaço a que tinha tanto carinho, em Montalegre. No entanto, tudo acabou por mudar no ano de 2021. Casou-se e pouco tempo depois decidiu mudar-se com a esposa para Lisboa. “Sou um empreendedor”, nota Pedro.

A zona de trabalho.

“Já trabalhei e trabalho noutros ramos. Tenho o bar em Montalegre, também tive uma clínica de estética, e depois aqui na rua onde moro em Lisboa, reparei que não existia nenhuma barbearia. Como sempre fui patrão de mim próprio, decidi que, em vez de ir trabalhara para outras pessoas, podia arriscar e ter o meu espaço.”

Assim foi, e no passado dia 6 de janeiro abriu o seu espaço na Lapa, em Lisboa, mais concretamente na Rua Presidente Arriaga. Com preços que podem ir dos 10€ aos 22€, ali faz-se um pouco de todo o tipo de serviços.

“Temos o corte simples, temos o corte técnico, temos a barbo-terapia — barba com toalhas quentes—, desenhos em barba, temos um pouco de tudo aquilo que hoje em dia se faz”.

FICHA TÉCNICA

  • MORADA
    Rua Presidente Arriaga nº136
    1200-774 Lisboa
  • HORÁRIO
  • De segunda a sexta-feira das 9h às 19
  • Sábado das 9h às 13h

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT