Lojas e marcas

BeChosen: nova marca nacional ajuda as mulheres com mensagens inspiradoras

Após 17 anos no mundo empresarial, Sara Fernandes quis dedicar-se aos empreendedorismo — agora, quer ser um verdadeiro exemplo.
Foi lançada em 2025.

Após o nascimento do primeiro filho, quando já estava próxima dos 30 anos, Sara Fernandes decidiu traçar um novo plano para a vida. O objetivo era que, no espaço de uma década, conseguisse largar o mundo empresarial, a trabalhar “em empresas com ritmos acelerados e demasiados objetivos”, e concretizar o sonho antigo de lançar um negócio em nome próprio.

Esta meta foi-se moldando aos poucos. Em 2020, passados cinco anos, voltou a ser mãe e sentiu o ímpeto de avançar com um projeto específico. Nesse ano, criou a primeira marca de roupa, ChosenByMe, onde se dedicava à revenda de coleções de outras marcas, escolhendo todas as propostas e construindo looks originais.

“Sentia cada vez mais necessidade de ter outro estilo de vida, um onde tivesse mais liberdade”, explica à NiT a empresária, formada em comunicação social. E foi assim que, no final de 2024, após quase duas décadas em empresas como a Microsoft ou a Fnac Portugal, decidiu abandonar o emprego para se dedicar ao empreendedorismo — aos 39 anos, tal como previsto.

Desta aventura, nasceu a BeChosen, uma marca portuguesa de moda que acredita no poder da autoexpressão e do empoderamento feminino através de peças com mensagens de força, confiança ou determinação. Lançada em março, quer ser um movimento de e para mulheres que Sara descreve como “inspiradoras”.

A primeira linha é composta por várias T-shirts e sweatshirts com cores neutras, cortes modernos e materiais de qualidade, desenhadas para se adaptarem facilmente a qualquer guarda-roupa. O diferencial é que cada peça inclui mensagens de empoderamento, como “Mompreneur”, “Girls Power” e “Made for More”.

O conceito para o projeto surgiu na mesma altura em que decidiu criar uma comunidade para mulheres na mesma situação, a Empower Woman, com várias participantes que queriam criar negócios de raiz. “Não me queria sentir tão sozinha neste percurso, então podíamos partilhar todas as dores do empreendedorismo”, acrescenta.

A fundadora da marca com uma das T-shirts.

“Tinha muitas mulheres que conhecia a dizer que era uma inspiração por conseguir trabalhar por conta própria antes dos 40. Confessavam que gostavam de ter essa coragem”. Agora ajuda essas mesmas pessoas a terem um estimulo para darem um passo em frente, usando a moda para passar mensagens de motivação e incentivo.

As peças base são compradas a uma empresa em Aveiro, mas os designs são todos idealizados por Sara, após várias experiências em Photoshop. Segue-se a seleção das mensagens, assim como a produção e a estampagem direta nas peças, com uma máquina que comprou.

Todas as T-shirts e sweatshirts, produtos escolhidos pela sua versatilidade, seguem um processo de produção ético, garante a fundadora. O objetivo é apostar sempre numa moda consciente e sustentável, “aliando estilo e propósito”.

“A minha ideia era juntar estes dois projetos num só, unindo a comunidade e a loja de roupa”, continua. “Vejo a BeChosen como um movimento e gostava de poder juntar várias destas mulheres que se identificam num evento presencial.”

Na próxima coleção de verão, Sara quer trazer “mais cores e outro tipo de materiais”. E acrescenta: “Quero ainda expandir para tops e, quando chegar o inverno, vou apostar mais em sweatshirts e noutros artigos que ainda estou a estudar.”

A longo-prazo, o grande objetivo é transforma a BeChosen numa “marca transversal à vida da mulher”, o que pode passar por uma seção de casa, com canecas e pósteres inspiracionais, e uma secção de papelaria com cadernos personalizados. 

A primeira coleção da marca está disponível no site da marca. Os preços variam entre os 22,90€ e os 29,90€.

Carregue na galeria para ver algumas das propostas.

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