Lojas e marcas

Birkenstock vai entrar na bolsa com 7 mil milhões de euros graças a “Barbie”

No filme, Margot Robbie aparece a usar um par da marca. A empresa pretende lançar uma IPO já em setembro.
Margot Robbie rendeu-se às sandálias de cortiça.

No meio de toda a roupa glamorosa do filme “Barbie”, a protagonista faz uma escolha de moda muito importante. Quando é confrontada com o dilema entre ir para o mundo real ou ficar na Barbielândia, tem de optar entre um sapato de salto alto ou uma sandália Birkenstock, numa alusão à icónica cena do “Matrix”.

Para seu desgosto, a boneca loira decide não viver na ignorância do seu fantástico mundo em plástico e segue com a opção rasa castanha. Este é o ponto de partida das aventuras da personagem interpretada por Margot Robbie. E, spoiler alert, na última cena do filme, a Barbie Estereotípica aparece mesmo satisfeita com um par — pasme-se — de sandálias de cortiça rosa.

Desde a estreia do blockbuster nos cinemas, a 20 de julho, as vendas da fabricante alemã (sobretudo do modelo Arizona Big Buckle, à venda online por 100€) escalaram. Graças a este fenómeno, a empresa prepara-se para integrar a bolsa a partir de setembro com uma projeção de 8 mil milhões de dólares (ou seja, cerca de 7,28 mil milhões de euros).

O grande dilema.

No próximo mês, a L Catterton, que detém a Birkenstock, vai lançar uma IPO (oferta pública inicial de ações) em Wall Street. A integração da insígnia no mercado norte-americano pode mesmo atingir uma valorização até 10 mil milhões de dólares (cerca de 9,1 mil milhões de euros), segundo avança a “Bloomberg”.

De forma a tornar isto possível, a empresa — que é apoiado pelo conglomerado de luxo francês LVMH — está em diálogos com o Goldman Sachs Group e o JPMorgan Chase, reforça o mesmo órgão de comunicação norte-americano.

No último ano, as receitas da marca aumentaram em cerca de 29 por cento, atingindo 1,2 mil milhões de euros. Além desta projeção na bolsa, a empresa continua a investir em novas fábricas na Alemanha, entre as quais uma unidade de produção na cidade de Pasewalk de 120 milhões de euros.

Estávamos em 1896, quando Konrad Birkenstock abriu duas lojas com o seu apelido em Frankfurt, na Alemanha. O objetivo estava bem definido: vender calçado prático, confortável e, claro, bonito. Foi também nesse ano que começou a produzir a famosa palmilha ortopédica que viria a fazer parte de todas as coleções e que se tornou um sucesso mundial.

Leia a crítica da NiT ao filme “Barbie”. Ou descubra porque é que Ryan Gosling recorda a sua passagem no Mickey Mouse Club. Saiba qual é o trio de “armas secretas” de Margot Robbie para ter um corpo como o da figura de plástico, e veja como a atriz recriou os looks mais icónicos da boneca.

Carregue na galeria para ver os looks (e as bonecas que inspiraram os visuais) de Margot Robbie nas várias passadeiras cor-de-rosa até à estreia do filme.

ver galeria

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT