A altura mais esperada do ano para os shopaholics (e não só) está aí. A Black Friday celebra-se, tradicionalmente, na última sexta-feira de novembro. No entanto, várias lojas em Portugal decidiram adiantar-se à concorrência e já estão a promover descontos alusivos a este dia.
Estima-se que a primeira vez que o termo “Black Friday” tenha sido usado foi em 1961, em Philadelphia, nos Estados Unidos. Naquela altura, foi usado por polícias para descrever o grande movimento que se via nas ruas após o Dia de Ação de Graças. Com o passar do tempo, o termo adaptou-se passou a ser usado para descrever um dos maiores dias de descontos do ano, começando também a época de compras para o Natal.
É sempre um dos dias mais lucrativo para as retalhistas, e uma ótima oportunidade para os compradores, que encontram produtos que desejaram comprar o ano inteiro a preços muito mais baixos. Em 2019, as lojas faturaram aproximadamente cinco mil milhões de euros na Black Friday, representando aproximadamente mais de 20 vezes mais do que vendas durante o resto do ano. A Black Friday também já é tradição no território nacional, e, em muitas lojas, já não se limita apenas a um dia.
A Perfumes & Companhia arrancou a sua campanha de Black Friday na passada quinta-feira, 11 de novembro. As promoções estão disponíveis tanto online, como nas lojas físicas, e contam com descontos até 35 por cento nos seus perfumes favoritos. A promoção estende-se ainda a produtos de cuidado de pele, tanto para homem como para mulher.
Na Worten, a Black Friday, ou melhor, a Black Friday Season, começou ainda mais cedo, a 3 de novembro. Durará até 29 de novembro, culminando, no dia seguinte, na própria Black Friday. Tal como já é típico da loja, encontramos um pouco de tudo, agora a preços mais baixos: televisões, consolas, jogos, telemóveis, eletrodomésticos, câmaras fotográficas e até aparelhos para melhorar a sua rotina de treino.
Também na Fnac podemos encontrar uma campanha alusiva à Black Friday, até 28 de novembro. A Missão Black Friday Fnac traz descontos até 50 por cento em produtos de gaming e telemóveis, até 30 por cento em jogos de tabuleiros e brinquedos, até 50 por cento em livros (exclusivamente no online), entre muitos outros.
Estes são apenas alguns dos retalhistas que se encontram atualmente com promoções, e aqueles que ainda não adiantaram a Black Friday terão, com certeza, descontos especiais no próprio dia.