Pouca gente sabe que os cobertores pesados são usados há mais de 15 anos na medicina para fins terapêuticos no tratamento de condições como o autismo, transtorno obsessivo-compulsivo e ansiedade. Agora, os portugueses Pedro Caseiro e Ricardo Parreira, ambos de 32 anos, resolveram pegar neste conceito e torná-lo mais acessível ao público em geral, mantendo os respetivos benefícios de saúde.
Quando falamos em “weighted blankets” (os tais cobertores pesados), o peso é mesmo a maior vantagem, já que é distribuído de forma igual por todo o comprimento, o que faz com que o acessório nos dê uma sensação de abraço. Ao pressionar o corpo de forma suave mas firme, liberta ocitocina, a chamada hormona do amor que reduz a pressão arterial; serotonina, a hormona da felicidade; e melatonina, a hormona do sono — e, consequentemente, mantém o ritmo cardíaco controlado e ainda dá uma sensação de relaxamento.
Desde o final de setembro, a Blanky tornou-se na primeira marca portuguesa a especializar-se em comercializar este produto em massa. Foi Pedro quem teve a ideia para o projeto enquanto morava em Londres, no Reino Unido, por causa das dores de costas provocadas pelo stress do dia-a-dia que não o deixavam dormir descansado.
“Precisava de uma solução que não passasse por tomar comprimidos e foi então que, numa das minhas pesquisas, me cruzei com o cobertor pesado. Decidi experimentar e fiquei muito surpreendido e igualmente satisfeito — da noite para o dia, as minhas dores tinham desaparecido e eu comecei a dormir muito melhor”, explica.
Mostrou o produto a Ricardo, amigo de longa data e ex-colega de curso, e decidiram lançar um negócio em conjunto. “Percebemos que o cobertor pesado já existia no mass market em países como os Estados Unidos, Canadá, Reino Unido, Alemanha e países nórdicos, mas que ainda estava fora do radar da Península Ibérica. Foi aí que detetámos uma oportunidade de mercado e decidimos avançar com a nossa própria marca”, acrescenta.
Foi assim que se dedicaram a desenvolver um produto para os mercados português e espanhol, com um tecido antialérgico e natural, feito 100 por cento de algodão puro e preenchido com grãos de vidro tratado, que usa a técnica Deep Touch Pressure (DTP) para melhorar a qualidade do sono. Este método recorre ao peso extra do cobertor para fazer pressão localizada nos músculos, relaxando o corpo à semelhança de uma massagem, um efeito que proporciona uma noite mais descansada.
De forma mais concreta, esta técnica ajuda a libertar no organismo várias hormonas que provocam uma sensação de bem-estar e calma no sistema nervoso e que ajudam a regular o ciclo do sono. “Estas hormonas são essenciais para um sono tranquilo e são produzidas naturalmente pelo organismo, só que nem sempre em quantidade suficiente. No caso da melatonina, por exemplo, os seus níveis diminuem com o avançar da idade”, explica Margarida Mendes, neuropsicóloga na Clínica de Santo António do Grupo Lusíadas Saúde. Segundo os responsáveis da Blanky, vários inquéritos de satisfação realizados em mercados onde este produto já existia demonstraram que 88 por cento dos consumidores que experimentaram dormir regularmente com um cobertor pesado sentiram uma melhoria na qualidade do sono.
Pedro Caseiro é licenciado em Economia pela Nova School of Business and Economics e mestre em Administração de Empresas com Especialização em Finanças pela Católica Lisbon School of Business and Economics. O seu percurso profissional foi sempre ligado à gestão e é atualmente associate director na CIL Management Consultants, além de estar também responsável pela área de marketing e vendas da Blanky. Já Ricardo Parreira tirou o mesmo curso, onde conheceu o amigo, e fez um mestrado em Estratégia e Empreendedorismo também na Católica SBE. Foi consultor, trabalhou no Reino Unido e Irlanda e regressou para Portugal para ser gestor de projetos na AGEAS. Hoje, dedica-se exclusivamente à empresa que co-fundou, onde é responsável pela logística e produção.
Em Portugal, o problema do sono é, segundo os responsáveis, “bem real”. O nosso País está entre o top cinco na Europa dos que mais consomem ansiolíticos, antidepressivos e comprimidos para dormir, cerca de 10 milhões de embalagens por ano. Isto começa nos miúdos em idade escolar e afeta o bem-estar psicológico, emocional e cognitivo.
A pensar nisso, a Blanky criou três versões do cobertor: “Conforto”, para uso individual; “Para dois”, desenvolvida para os casais; e “Kids”, para os miúdos, todos com pesos que vão dos quatro aos 15 quilos. Para escolher o modelo mais adequado à sua realidade, os utilizadores devem ter os seus pesos em consideração — o cobertor deverá pesar entre 10 a 15 por cento dos mesmos. A título de exemplo, a marca explica que uma pessoa com 50 quilos deverá optar por uma peça com aproximadamente cinco quilos, mas há uma tabela no site que ajuda os clientes a fazerem a melhor escolha.
Todos os modelos podem ser lavados na máquina a 30.º graus e contam com um forro interior com camada dupla que permite que os grãos de vidro se desloquem. Além disso, têm também uma camada de poliéster híbrido de baixa e alta densidade que evita vazamentos e rasgos.
Atualmente, a Blanky está à venda em Portugal apenas online com um serviço de entrega gratuito. Os preços dos cobertores variam entre os 139€ e os 239€ e as compras incluem todas um período de experimentação que é válido durante 30 dias.