O Burel, um tecido de lã proveniente da Serra da Estrela, está na base de criações intemporais. Passados dez anos desde a abertura da sua primeira loja, a Burel Chiado recebe agora uma nova loja em que a matéria-prima é a protagonista. Chama-se Burel Chiado Interiors, fica em Lisboa, e é uma extensão do grupo Burel Factory. O foco é a decoração e o design de interiores.
“Quando em 2010 decidimos avançar com a recuperação do burel, não o fizemos somente para impedir que o tecido desaparecesse do imaginário histórico da Serra da Estrela, mas essencialmente para lhe dar uma nova vida e adequá-lo aos dias de hoje”, explica à NiT Isabel Costa, de 55 anos e uma das fundadoras do espaço.
Com a inovação na abordagem e na interpretação do tecido, foi preciso encontrar “um espaço que deixasse viver estas novas peças. Um espaço mais amplo, mais minimalista, mais atual” e que tornasse possível afastar as propostas destinadas para arquitetos e decoradores, enquanto material de construção, dos produtos de moda.
Concebida por Rui Tomás, diretor criativo da Burel Factory, a loja explora as possibilidades ilimitadas da matéria-prima. Através de uma paleta de 82 cores, os clientes têm ao seu dispor peças de autor e colaborações com designers. Mantas, almofadas, tapetes, cortinas, quadros e painéis são alguns dos artigos que vai poder encontrar neste espaço, situado no Chiado.
A forma como estes produtos são apresentados mantém-se fiel à identidade do grupo. Encontram-se num espaço com uma arquitetura moderna e com linhas contemporâneas, representativas de um acervo que combina a arte, a funcionalidade, a estética e a sustentabilidade. O ambiente amplo permite que o produto seja a estrela.
Sobre a escolha da localização, os dois fundadores inauguraram a loja mesmo ao lado da primeira, a Burel Factory. Ambas ficam igualmente próximas do showroom de arquitetura: “O Chiado é a principal montra de Lisboa e do País. É a zona mais frequentada, mais turística e que nos permite fazer uma divulgação mais eficaz da arte ancestral do burel, para o levar da Serra da Estrela ao mundo inteiro. Nós definimo-nos como promotores deste património, sempre foi essa a nossa missão”.
Desta vez, vão mais além e não querem apenas provar o lado comercial do tecido. Os cofundadores querem que seja o “carimbo de aprovação naquilo a que nos desafiámos desde o início da marca: elevar o burel, difundir essa arte tão antiga e atualizá-la de forma que seja uma referência no design português e na criatividade”.
Uma das novidades na loja, anteriormente disponíveis online, são os painéis 3D e os tangram, como a NiT lhe deu a conhecer em abril. Esta oferta surge como uma solução acústica para as casas. “No caso da absorção acústica, o material utilizado deverá absorver o som e não permitir a sua reverberação”, explicou a marca, na altura.

Se existem oportunidades para inovar, a Burel Factory quer aproveitar. Não negam a intenção de oferecer novos produtos ou de explorar mais colaborações. “Estamos sempre abertos a novas propostas, algo que adoramos”, afirma Isabel. “muito reconfortante quando recebemos propostas de colaborações porque é sinal de reconhecimento e até de carinho, porque ninguém é feliz sozinho”.
Pode visitar a Burel Chiado Interiors no número 17A da rua Serpa Pinto, em Lisboa. Na porta ao lado, encontra a primeira loja da Burel Factory, sobre a qual pode conhecer mais no site da empresa.
Carregue na galeria para conhecer alguns dos produtos disponíveis.