Compras
ROCKWATTLET'S ROCK

Lojas e marcas

Neste showroom em Lisboa pode alugar vestidos e acessórios de luxo para festas

Na byMiicaz faz-se a curadoria de peças de marcas e designers internacionais. O atendimento é personalizado para sair com um look completo.

Durante muitos anos, Maria Domínguez era a amiga a quem toda a gente pedia vestidos emprestados ou, simplesmente, uma sugestão. A situação repetiu-se tantas vezes até que, um dia, uma sobrinha deu a ideia de que devia começar a alugar algumas daquelas peças, que encontrava nas viagens que fazia, sobretudo pela Austrália.

O plano ficou gravado e, agora, a empreendedora de 53 anos sente que abriu o seu armário ao público. Em janeiro, nasceu a byMiicaz, um showroom privado em Lisboa que se dedica ao aluguer de uma seleção cuidada de vestidos e acessórios de marcas e designers internacionais para ocasiões especiais.

“Senti que faltava, na cidade, um espaço que fosse mais íntimo e curado”, começa por contar à NiT a fundadora. A ideia é permitir que as mulheres tenham acesso a peças especiais para vários eventos sem contribuir para um consumo que acaba com o descarte. 

Nascida numa família de artistas, Maria trabalhou em vários projetos ligados à moda e à arte ao longo dos anos. Trabalhou em exportação de têxteis, fundou uma galeria e teve uma loja de roupa infantil, bem como uma loja online com algumas marcas internacionais. Este showroom junta todas estas valências.

“Preencho a lacuna que existia com uma variedade muito grande. Tenho um gosto bastante eclético”, acrescenta a responsável, que pretende que as clientes possam sair com um look completo. Além de peças de roupa, oferece todo o tipo de acessórios, como carteiras, chapéus e bijuteria.

Maria tem, no espaço, peças com duas ou três décadas das quais nunca se conseguiu desfazer. Mistura-as com outros artigos novos, mas igualmente ecléticos e com muita personalidade. 

Quanto às marcas, trabalha com referências que são, muitas vezes, difíceis de encontrar no mercado. Destacam-se nomes como AJE, Zimmermann, Camilla, Alemais, Etro, La Double J, Alice & Olivia ou Alice McCall. “Trabalho com muitas australianas porque, além de gostar muito, não são tão representados na Europa”, confessa.

Maria é a responsável pelo espaço.

Neste espaço intimista, as provas são acompanhadas por dicas de styling. No horário da marcação, a cliente tem cerca de uma hora para, com calma, ver, experimentar e montar o look completo. Ao seu lado, Maria vai dando as sugestões necessárias através de um atendimento personalizado. O aluguer standard é de quatro dias.

“Temos chávenas de chá para as pessoas se sentarem, beberem um pouco e conversarem comigo. Gosto muito de conhecer toda a gente”, explica. Para fazê-las sentirem-se bem-vindas, a fundadora criou um espaço amplo e que transmitisse conforto, como se de uma casa se tratasse. “Usei muitas peças que já tinha”, revela. É o caso de uma mesa antiga que trouxe de casa e outros complementos diferenciados, tal como a seleção de peças. 

O nome do showroom, explica, também não foi deixado ao acaso. O pai costumava chamá-la de Miquita, alcunha que depois passou para a filha mais velha de Maria. Os dois “ii” no nome representam isso — são várias “Micas” na família. Decidiu chegar a uma nova versão deste nome carinhoso, acrescentando um Z no final, numa referência ao apelido Domínguez.

A ideia é que, consoante a necessidade das pessoas, o byMiicaz continue a crescer. “Já surgiu uma parceria com uma marca brasileira de alta bijuteria que estará disponível por cá. Quem sabe possa vir a ter um ou outro perfume.”

Em todas as categorias, a escolha baseia-se também no que Maria gostaria de ter para si. “Penso muito nisto, meto-me no lugar de quem necessita. Como é que eu gostava de sair daqui? É como quero que toda a gente saia”, conclui.

As marcações podem ser feitas através do site do showroom. Quando aos preços, o aluguer começa a partir dos 50€. 

Carregue na galeria para ver algumas imagens do espaço.

FICHA TÉCNICA

  • MORADA
    Campo Grande 37A, Galeria C
    1700-087 Lisboa
  • HORÁRIO
  • Sob marcação

ARTIGOS RECOMENDADOS