Lojas e marcas

CaJu: loja com os famosos sapatos barefoot para os miúdos chega a Almada

O espaço junta bestsellers de várias marcas internacionais, escolhidas a dedo por duas amigas.

O momento de comprar os primeiros sapatos para o filho, de quatro anos, trouxe um dilema para Catarina Ferreira. Decidida a apostar no conceito de barefoot (ou pés descalços, em português) que via nas redes sociais, a almadense percorria sempre quilómetros, até Setúbal ou Lisboa, para encontrar os pares ideais.

Certa noite, em conversa com a amiga Joana Niz Cardoso, perceberam que esta era uma necessidade que muitas mães sentiam no dia a dia. Por isso, decidiram juntar-se para inaugurar, a 30 de maio, as portas da loja CaJu Store, na Charneca da Caparica, com várias marcas que seguem esta filosofia.

“O conceito está, cada vez mais, a entrar no mercado português. Hoje em dia, os pais estão muito despertos para estas questões que dizem respeito a esta liberdade dos miúdos durante o crescimento”, explicam à NiT as sócias, de 31 e 32 anos, respetivamente.

Afinal, o que é esta tendência do calçado barefoot? Os modelos distinguem-se por permitirem os movimentos livres e o desenvolvimento natural dos pés, respeitando a sua fisionomia. A ideia é serem muito leves e flexíveis, para parecer que os miúdos andam descalços.

Para isso, cada peça inclui uma biqueira larga para dar o máximo de espaço possível aos dedos, para que se possam mover sem qualquer limitação. Além disso, não tem contraforte, para não restringir a mobilidade do calcanhar e não interferir no alinhamento natural do corpo. Ou seja: a confeção Strobel oferece uma estrutura semelhante à de uma luva.

As duas amigas, que se conheceram há cerca de 15 anos, através dos namorados, tinham uma ligação ao universo infantil. Catarina, solicitadora de formação, através da maternidade. Joana, por sua vez, tem formação em educação e um interesse natural pelo setor, embora trabalhe como assistente no Hospital da Luz.

Juntas, transformaram o espaço com cerca de 25 metros quadrados numa loja acolhedora, “pensada com muito carinho e detalhe”. “Queríamos que o ambiente leve e descontraído fosse pensado para os mais pequenos, mas que todas as pessoas se sentissem confortáveis.”

Quanto à seleção de marcas, embora a prioridade inicial fossem as etiquetas nacionais, a maioria são de origem espanhola. Destacam-se referências bastante conhecidas como a Blanditos, Igor, Trixie, Attipas ou Zás-Trás, por exemplo, cada uma com uma identidade própria.

 
 
 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação partilhada por CaJu.Store (@geral.store.caju)

No entanto, também existem alguns artigos de vestuário e acessórios, como babete, onde as empresárias apostam na Laranjinha, bem conhecida entre os portugueses. “Tentámos privilegiar a qualidade dos artigos para que não fossem prejudiciais”, justificam. O algodão orgânico está em destaque em todas as peças.

O catálogo aposta numa estética minimalista, dominado por tons neutros. “Temos algumas cores, mas não são muito fortes. Achamos que é, neste momento, o que está a ser mais procurado.”

Joana diz-nos, orgulhosamente, que a inauguração foi um sucesso, o que abre espaço para os próximos passos da loja. “Queremos mais variedade de estilos e marca”, explica, sublinhando que vão apostar em vários mercados espalhados pela Margem Sul, para dar a conhecer a Caju a novos clientes.

Além disso, as duas fundadoras têm em vista parcerias com alguma fisioterapeuta para dar algum tipo de formação e interagir com os clientes, “ajudando a penetrar este conceito nas pessoas”, conclui. Afinal, acreditam que a tendência da filosofia barefoot continuará a ser crescente nos próximos anos.

Além do espaço, as duas sócias vendem calçado através da loja online da CaJu. Os preços das peças começam nos 14,99€.

Carregue na galeria para ver mais imagens do espaço e conhecer melhor este conceito.

FICHA TÉCNICA

  • MORADA
    R. Miguel Franco 34B
    2820-492 Charneca da Caparica
  • CONTACTOS
  • HORÁRIO
  • Segunda a sexta-feira das 10h às 13h e das 14h às 19h
  • Sábado e domingo das 10h às 19h

ARTIGOS RECOMENDADOS