Tudo começou com a procura pelo presente ideal. Em 2014, a companheira de Ricardo Gomes estava decidida a oferecer-lhe uma joia que fosse também uma peça de design, mas a missão revelou-se mais complicada do que previu. Apesar dos esforços, não havia propostas masculinas que fossem acessíveis e, ao mesmo tempo, um objeto único.
A partir desta lacuna, nasceu uma marca que foi evoluindo ao longo do tempo. Passados seis anos, o foco nos acessórios virou-se para a moda dedicada a um homem descontraído. “Não havia, no mercado, uma marca portuguesa com fatos que pudessem ser desconstruídos para várias ocasiões”, explica à NiT o criativo, de 35 anos.
A Cavemen começou por fazer sucesso no digital, mas Ricardo rapidamente percebeu que a loja online não era suficiente. Em 2014, abriu a primeira loja física em Guimarães e, à medida que alargou o catálogo a outros produtos, começou a preparar a chegada a Braga, em novembro de 2023.
Estes espaços serviram como “um momento de aprendizagem” antes da chegada a um grande centro urbano. A primeira loja no Porto abriu a 14 de junho, na Rua de Júlio Dinis, num espaço acolhedor e com uma experiência descrita como atenta, dinâmica e detalhada.
“Com a marca cada vez mais estabelecida, tínhamos este objetivo de nos aproximarmos de mais clientes. Valorizamos as pessoas e experiências emocionais”, acrescenta o fundador, que trabalhou durante sete anos no grupo Inditex. “Acima de tudo, chegamos a pessoas que podem consumir um pouco mais de moda.”
Focada nos looks totais, a Cavemen divide-se em dois universos. Por um lado, oferece um serviço de tailoring à medida com destaque para as propostas de cerimónia. Os homens podem criar um fato com um desenho pensado ao pormenor, desde o tecido que preferem ao fitting o mais preciso possível. Porém, também se alarga a desenhos mais casuais.
Ver esta publicação no Instagram
A escolha da localização foi estratégica. “Estamos num local rodeado de serviços e de pessoas que podem consumir este tipo de produto. Trabalhamos, cada vez mais, como uma marca que personaliza tudo e desenvolve tudo, do fio ao smoking já completo.”
O conceito da Cavemen, porém, continua a ser um estilo “contemporâneo elegante”. “Não temos uma imagem demasiado rígida ou clássica. Gostamos de um tipo de comunicação descontraída e o nosso foco continua a ser o dia-a-dia do cliente, que se deve sentir confortável e com um bom fitting.”
Para cumprir este objetivo, a loja conta com um atendimento personalizado graças a uma equipa “bem informada” que cria “uma experiência emocional e aconselhada”. Este acompanhamento pode ser feito sob marcação, caso se trate de uma ocasião especial, ou aquando da chegada ao espaço.
Ricardo aposta ainda em lançamentos mensais. “Estamos sempre a apresentar novidades para continuar em contacto com quem nos acompanha”, garante. “Há um modelo híbrido entre fotografar looks que o cliente já pode ter em casa com as novidades que irão complementar o look.”
Com cerca de 300 metros quadrados, o novo ponto de venda segue a imagem das restantes lojas, com um design contemporâneo, minimalista e com tonalidades neutras. “Tentamos que seja um ambiente masculino, mas onde as mulheres que acompanham os nossos homens também se sintam confortáveis”, continua.
Esta morada também é mais ampla do que os espaços em Braga e em Guimarães, que contavam com metade da dimensão. “Permite-nos fazer um teste em relação a mercados internacionais, porque há mais turismo e um público ainda mais abrangente.”
O objetivo da Cavemen é ser uma marca 100 por cento feita em Portugal. Das matérias-primas de fornecedores portugueses (embora uma pequena percentagem seja importada à confeção, a produção concentra-se no norte do País, a cinco minutos de casa de Ricardo.
A par da qualidade do produto, “que pode ser comprado em qualquer lado”, o fundador garante que é “o bom serviço que fideliza o cliente” que regressam, estação após estação, para renovar o guarda-roupa. E os números são a prova disso, com dezenas de milhares de seguidores nas redes sociais.
Com três lojas físicas e o online a funcionar, o objetivo passa agora por consolidar esta presença numa nova cidade. O desafio é que o “cliente sinta que é bem atendido em todos os espaços” e, se a marca continuar a evoluir, chegar a uma nova cidade. “Mas não queremos projetar nada a curto prazo.”
Além das lojas físicas, pode conhecer as propostas da Cavemen no site da marca. A nova coleção inclui propostas a partir dos 39,99€.
Carregue na galeria para ver algumas das peças mais vendidas.