Após vários anos à frente de negócios de várias áreas, como o imobiliário, Germinal Correia recebeu um convite para explorar um novo mercado. Empreendedor por natureza, acedeu ao desafio do amigo de aliar a procura por produtos naturais à produção nacional, que considerava algo limitada.
Apesar dos 90 anos, manteve-se “a pessoa altiva” que os colegas conhecem, percebendo rapidamente o que estava em falta. “Por vezes, pensamos que os ingredientes que a natureza nos dá são menos eficazes, mas é o oposto. Dá-nos tudo o que precisamos”, conta à NiT.
A partir desta premissa, nasceu a nova marca nacional de cosméticos naturais, a CharmMy, com o site lançado em novembro. O projeto surgiu com o intuito de redefinir o conceito de beleza e bem-estar, com produtos feitos a partir de ingredientes orgânicos, cruelty free e com algumas fórmulas vegan.
O catálogo conta com 13 produtos desde o início do negócio. As propostas dividem-se em três categorias: cuidados com o cabelo, corpo e rosto. “Muitos deles funcionam em complementaridade, como o esfoliante e o creme hidratante”, refere a responsável pela comunicação, Margarida Pereira.
No caso da linha dedicada ao cabelo, por exemplo, foi projetada para tratar de cada fio, combatendo o frizz e proporcionando hidratação, suavidade e brilho. Já as propostas corporais têm fragrâncias duradouras e nutrem e hidratam todos os tipos de pele, tal como as faciais.
“Há algum conhecimento acumulado ao longo destes anos de experiência, mas todas as opiniões são discutidas pelos técnicos e entre a equipa”, acrescenta Germinal. Todos os produtos são nacionais e feitos num laboratório especializado em Lisboa, embora alguns ingredientes, como o abacate, tenham de ser importados.

Desenvolvidos para responder a necessidades de clientes de todas as idades, tipos de pele e cabelo, os produtos têm fórmulas inovadoras e incluem vários tipos de óleos e manteigas. Os lançamentos da CharmMy são ainda livres de sulfatos, parabenos, silicones e óleos minerais.
No caso do esfoliante corporal, um dos bestsellers, foi formulado com sal de mar morto, óleo de amêndoas doces, óleo de jojoba, óleo de grainha de uva, manteiga de karité e inclui partículas de caroço de pêssego.
A equipa garantiu ainda que, no site da marca, aparece toda a fórmula com que cada cosmético é feito. “Experimentamos sempre todos os produtos para vermos que resultam”, destaca Margarida.
O nome deriva do termo “charme”, que reflete não só a ideia de beleza, mas também do bem-estar. “Queremos que a pessoa, ao usar cada creme ou champô, se sinta melhor. É um enriquecimento natural após cada utilização.”
A ideia passa por manter os 13 produtos fixos, mas continuar a lançar novidades com alguma regularidade. Nos próximos tempos, irão apostar em aumentar sobretudo as gamas dedicadas ao corpo e rosto, que são as que têm maior expressão.
“Estamos a trabalhar com dois objetivos principais, que é aumentar a nossa rede de parceiros, juntando-nos a marcas que tenham algum interesse, e procurar rostos que reflitam a nossa missão”, conclui. E, a seu tempo, querem apostar num espaço físico, seja em nome próprio ou uma concept store.
Todos os produtos da CharmMy estão disponíveis no site da marca a partir de 16,45€.
Carregue na galeria para conhecer algumas das propostas.