Lojas e marcas

Chegaram os biquínis “funky” da Mustique inspirados nos anos 70

A marca portuguesa estreou-se no swimwear feminino. Não faltam sóis, flores e os padrões arrojados que distinguem o projeto.
A marca lança-se numa nova aventura.

Vera Caldeira e Pedro Ferraz, de 33 e 31 anos, faziam viagens paralelas pela Ásia quando decidiram encontrar-se no Cambodja, em 2018. Em conversas com estranhos foram aconselhados a visitar a Índia, onde aterraram alguns dias depois. Por lá, sentiram-se inspirados a produzir peças de roupa vibrantes, marcadas pela cor e pela irreverência.

Volvidos mais de seis anos, os clientes já sabem o que procuram quando se dirigem às lojas da Mustique, em Santos e São Bento. A etiqueta conquistou os lisboetas graças às suas camisas arrojadas, mas há muito que tem vindo a alargar a sua oferta. Este ano, voltam a apostar num novo segmento.

A marca portuguesa estreou-se no universo do swimwear, com a primeira coleção de biquínis e fatos de banho. Na linha, não faltam as cores vibrantes e os padrões coloridos, com sóis e flores, inspirados nos anos 70. Ao todo, há um modelo de biquíni em quatro tons e um fato de banho com duas opções.

 “O verão e a praia sempre fizeram parte da nossa identidade — desde a roupa leve e colorida à descontração. Podemos quase definir as nossas coleções de roupa como resort wear com um twist. Por esse razão fez todo o sentido explorar o desenvolvimento de swimwear no feminino”, explicam os fundadores à NiT.

 
 
 
 
 
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Da nova linha, os modelos Sun “têm sido os mais procurados e vendidos”, diz. “Temos tido uma aceitação muito boa e já estamos a desenvolver ideias para uma próxima estação em que a intenção é a de expandir o número de modelos.”

“Os padrões funky e coloridos remetem para as coleções de roupa da Mustique”, reforça Vera, pelo que pode perfeitamente ser combinado com as camisas. “O design vai buscar inspiração a referências vintage que também influenciam o processo criativo das coleções de roupa.”

Todas as opções da coleção são feitas a partir de lycra e poliéster reciclado. As peças são produzidas em Portugal, embora muitos dos tecidos das coleções continuem a chegar de Jaipur, onde também são impressos.

A história da Mustique

Chegados a Jaipur, na Índia, Vera e Pedro lançaram-se contra todas as expetativas. Depois de uma viagem de oito horas até Jaipur, reservaram um quarto num hostel por duas semanas. À chegada, a inevitável pergunta: “O que vieram cá fazer?”. Vera e Pedro explicaram tudo e receberam uma resposta inesperada. O cunhado do dono, dizia, “era a pessoa ideal”, trabalhador na indústria têxtil.

Depois de uma tour pelas fábricas e fornecedores, escolheram tecidos, padrões, criaram protótipos e fecharam o negócio. Haveriam de ter que voltar mais uma vez à Índia, mas um ano depois, nascia a Mustique. Nome que, aliás, foi decidido à primeira, também durante a viagem, fruto do fascínio de Vera pela ilha privada das Caraíbas onde os famosos se recolhem.

Em 2018, lançaram a marca de roupa através das redes sociais. O sucesso foi tal que inauguraram a primeira loja da Mustique em dezembro de 2020, em Santos. Entretanto, em maio de 2022, expandiram o negócio e inauguraram uma  segundo espaço, igualmente em Santos.

Os dois amigos de infância conheceram-se em 1999, ano em Pedro regressou da Argentina, onde vivia com a família, e entrou na escola onde Vera andava. Mais tarde, ela estudou Relações Internacionais no Reino Unido, e ele estudou Gestão em Lisboa, com experiências de Erasmus na Polónia e no Japão.

O tempo, esse foi ajudando a um crescimento orgânico. “Nunca tivemos muita pressa. Ainda por cima, nenhum de nós é formado em design de moda, cometemos muitos erros, fomos aprendendo com eles e a marca foi ganhando uma escala maior, sempre ao nível daquilo que nós conseguíamos acompanhar.”

Neste momento, pode visitar os dois pontos de venda da marca, no número 106 da rua de Santos-o-Velho e no número 90 da rua Poais de São Bento. Todas as peças estão disponíveis no site da marca entre os 84 e os 86€.

Carregue na galeria para descobrir alguns dos novos modelos.

 

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