Depois da azáfama da Black Friday, chegou a Cyber Monday, uma iniciativa que vai continuar a desestabilizar os orçamentos. Com uma diferença: ao contrário das campanhas que nos atraem aos centros comerciais, os descontos acontecem em encomendas realizadas online — e, por isso, é muito mais calma do que a loucura da passada sexta-feira, 25 de novembro.
A iniciativa mundial teve origem nos Estados Unidos da América e acontece na segunda-feira a seguir ao Dia de Ação de Graças. A ideia é que, durante 24 horas, os consumidores possam fazer compras de artigos a preços mais simpáticos. A iniciativa foi criada em 2005 com o objetivo de promover o e-commerce, na altura ainda incipiente. Rapidamente se tornou num sucesso e foi adotado por muitos outros países, incluindo Portugal. Com o passar do tempo, a premissa de que os descontos duravam apenas um dia também se alterou e já há imensas empresas a adotar a Cyber Week.
Nesta data, os artigos de tecnologia e eletrónica são os mais procurados e as marcas que vendem estas categorias aplicam reduções expressivas a muitos produtos. A Worten, por exemplo, já preparou a lista de todos os itens que vale a pena comprar durante a Cyber Monday.
No caso dos computadores portáteis, alguns modelos apresentam reduções até 300 euros. Já alguns videojogos podem apresentar até 70 por cento de desconto, e nos smartwatches, pequenos eletrodomésticos, artigos de casa e decoração, beleza, cuidado pessoal e desporto, os preços estão até 60 por cento mais baratos. Os grandes eletrodomésticos, artigos som e auscultadores, smartphones e tablets, acessórios de informática, jogos e brinquedos têm entre 35 a 50 por cento de desconto.
A NiT fez uma lista com alguns dos artigos que estão com descontos imperdíveis na Worten. Carregue na galeria para os conhecer.