Lojas e marcas

Chegou a marca de cosmética da primeira modelo portuguesa com Síndrome de Down

Carolina Teixeira Rosa criou a XoXo a pensar em peles atópicas e sensíveis — com produtos para uma rotina básica de cuidados.
A primeira linha é composta por 4 produtos.

Quando não estava a falar dos filmes que via, e a transformá-los em peça de teatro no seu quarto, Carolina Teixeira Rosa passava muitas horas à frente do espelho. O gosto pela fotografia e pelas poses começaram cedo, aos dois anos, despertando aquelas que viriam a ser as suas maiores paixões: a moda e a beleza.

Ao crescer, começou a identificar-se com outros universos e quis, como acontece com muitos miúdos, ser professora ou cabeleireira — mas o gosto por ser modelo, desfilar e fazer ensaios fotográficos permaneceu. E, a verdade, é que se tornou na primeira modelo portuguesa com Trissomia 21, mas também já trabalhou em cafés e em televisão.

Durante o verão passado, a jovem de 24 anos integrou o projeto Cores da Inclusão — realizado em parceria com as empresas sheerME e Pantene —, que oferece formação específica na área da beleza a jovens com Síndrome de Down. Já na Beauty Van da Vanytime, no Parque Ribeirinho de Belém, trabalhou com cabelos, manicura e maquilhagem.

Quando o programa terminou, a experiência deu origem a um novo desafio. A XoXo Cosmétics, a primeira marca de cosméticos de Carolina foi lançada esta sexta-feira, 21 de março, como forma de assinalar o Dia Internacional da Trissomia 21 ou Síndrome de Down. A fundadora “andava a contar os dias”, revela a mãe, Paula.

Desenvolvida em parceria com Mirela Suta, fundadora da etiqueta Suta Laboratory, e com o apoio da Outmax Europa, a linha de estreia é composta por quatro produtos que se complementam para criar uma rotina básica de cuidado diário do rosto. Do gel de limpeza ao creme hidratante, passando pelo sérum, são feitos apenas com ingredientes naturais.

“Após os quatro meses de formação, a Carolina disse-me que gostava mesmo era de trabalhar com a limpeza de pele. Manifestou logo muito interesse”, acrescenta Paula, à NiT. “Falei com a Mirela, que conhecemos através do projeto para perceber como funcionava a logística de lançar uma marca.”

A ideia ficou em stand-by até que a fundadora da Suta entrou em contacto, propondo ajudar a jovem na fase inicial de lançamento, “que costuma ter mais entraves”, segundo a mãe de Carolina. A jovem não hesitou.

A expressão “XoXo” foi escolhida por ser muito utilizada em mensagens e nas redes sociais, como sinal de afeto, refletindo o amor que Carolina transmite a toda a gente que conhece. Como a letra “X” representa um beijo e o “O” um abraço, o nome pode ser interpretado como “beijos e abraços”.

O kit foi desenvolvido para funcionar em qualquer tipo de pele, mas sobretudo nas mais sensíveis. “As pessoas com Trissomia 21 têm uma pele atópica com características muito específicas. Normalmente, é muito seca e precisa de ser hidratada profundamente para não ganhar feridas. Até os champôs têm de ser escolhidos com muito cuidado”, acrescenta Paula.

Porém, o lançamento não vem apenas “suprir as necessidades” de pessoas com a mesma condição de Carolina. “Não queremos viver apenas deste nicho e existem muitas pessoas com questões semelhantes, que nem sempre encontram as propostas que precisam no mercado.”

Carolina é apaixonada por beleza.

As próprias embalagens coloridas foram desenhadas para ajudar a identificar cada passo da rotina. Na tampa dos produtos, ao lado de pequenas frases como “ama-te” ou “sê feliz”, surgem números que identificam a ordem dos mesmos, esclarecendo as clientes que ainda ficam baralhadas.

Carolina participou de todo o processo “e tem andado muito ansiosa”, garante a mãe. “Esteve presente nas reuniões, foi diretamente ao showroom da Suta, escolheu os frascos, as cores das etiquetas e o logótipo. Tem participado ativamente em tudo o que tem acontecido e a felicidade é indescritível.”

Apesar das ambições da jovem, que já fala em abrir um espaço físico, os passos são dados aos poucos. Num futuro próximo, os objetivos passam por alargar a linha de produtos, abrangendo pessoas com peles mais maduras, e estrear uma linha pensada para um público mais masculino.

Até lá, a etiqueta vai ser apresentada através de vários eventos. O primeiro acontece a partir das 17 horas deste sábado, 21 de março, no showroom da Suta Laboratory, no Estoril, numa apresentação que contou com o apoio de parceiros como o Club de Chateaux, Cookielandia, Secret Garden e The Brownie Lovers.

Um dos objetivos da marca é que uma parte das vendas reverta para instituições que apoiem causas ligadas a pessoas com Síndrome de Down.

A história de Carolina Teixeira Rosa

Foi por volta dos 13 anos, quando já manifestava mais vontade própria, que Carolina começou a explorar o mundo das redes sociais e criou um blogue a que chamou “Minha Vida Nada Down” — nome que mantém até hoje. 

Nessa fase, entre os 13 e os 14 anos, o bullying começou a delinear a consciência que a modelo tem do preconceito e da sua própria imagem. Entre comentários que a faziam sentir-se feia e colegas que apontavam a impossibilidade de realizar o seu sonho como modelo, a autoestima de Carolina passou por uma fase complicada. 

“Em 2017, como nós vivíamos no Brasil — e lá existe outra recetividade no mundo da moda e da representação — ela formou-se como modelo numa agência, com outros jovens sem necessidades especiais”, explica a mãe. Conseguiu certificação para trabalhar na área, fez trabalhos como modelo, desfilou e apareceu numa revista brasileira.

Em simultâneo, começou a desenvolver o lado da comunicação quando gravou, a pedido, um vídeo para uma menina com síndrome de Down, como ela. Chegaram cada vez mais pedidos para trabalhos, que lhe deram muita visibilidade em Curitiba (onde vivia), até que começou a ser abordada na rua.

Quando regressou a Portugal, no ano seguinte, Carolina foi confrontada com as dificuldades que existem na indústria nacional. “Quando chegámos, tentei contactar algumas agências e o que me foi dito foi que não existe procura nessa área. Se não existe oferta, não existe procura”, sublinha Paula. 

Em 2021, já tinha revelado o seu lado empreendedor com a própria marca de roupa, Sweet Caroland. “Uma vez que percebemos que não é fácil chegar a marcas, pensámos desenvolver uma onde pudesse ser ela a cara da marca e integrar outras pessoas com necessidades especiais”, disseram na altura.

Esta missão está também na origem da XoXo Cosmetics, que será um trabalho a tempo inteiro para a jovem, que tem sentido dificuldades a entrar no mercado de trabalho. Apesar das oportunidades que vão aparecendo, têm sido empregos a meio-termo e nos quais não encontra estabilidade.

 O objetivo é abrir espaço para mais miúdas que possam querer entrar no mundo da moda ou da televisão, uma vez que Carolina teve que se formar num outro país para ter hipóteses de trabalhar na área — formação impossível de fazer em Portugal. Pelo caminho, continua a fazer parte de projetos em televisão, nos média e como modelo comercial.

As informações sobre a marca estão disponíveis na página de Instagram de Carolina, assim como no site que será lançado em breve. Os preços começam a partir dos 25€.

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