Foi o aborrecimento que sentiram durante o confinamento que levou as amigas Ana Rita, de 25 anos, e Liliana, de 26, a criarem a sua própria marca de sandálias. Durante dois meses e meio estudaram várias possibilidades para desenvolver chinelos até conseguirem chegar ao modelo a que agora se referem como “o tal”. E foi assim que nasceu a Chineleiras.
A ideia surgiu em março, mas a marca só começou a ganhar tração em meados de junho, com a venda a ser feita exclusivamente através da sua conta de Instagram, onde as clientes as podem contatar diretamente para esclarecer todas as dúvidas.
A coleção da Chineleiras conta com sandálias leves e práticas, num estilo boho conseguido pelo uso de materiais naturais, e que é uma espécie de ode à paixão das duas pelo verão. “A ráfia é uma matéria-prima natural que se consegue trabalhar manualmente, servindo assim de quadro para diversas personalizações dentro das ideias que pretendíamos criar”, explicam à NiT.
Há cinco modelos na primeira coleção da Chineleiras, totalmente personalizáveis para que as clientes possam escolher as cores de que mais gostam e o tipo de aplicações que querem colocar nas sandálias, sejam pompons ou macramé em algodão.
A inspiração para se lançarem numa marca de sandálias não podia estar mais distante das suas formações académicas. Ana Rita estudou Relações Internacionais e Liliana especializou-se em Ciências da Educação. Na realidade, as duas amigas naturais de Braga foram buscar a ideia a uma avó que dedicou a vida inteira a fazer chinelos.
“Lembro-me perfeitamente de passar longas horas sentada no alpendre de casa a ouvir as histórias da minha avó, de quando fazia e vendia chinelos. Na altura, na minha cabeça, eles surgiam quase que por magia”, recorda Ana Rita.
Depois de partilhar estas memórias com a amiga Liliana, não tardou muito a que se aventurassem as duas neste “sonho”, já que partilham uma paixão por moda e pelo calçado. O nome Chineleiras surgiu como forma de homenagear a sua avó, que era conhecida na altura como “a chineleira”. “Hoje em dia a minha avó já não percebe, pois tem a doença de Alzheimer, mas acho que se percebesse ia ficar muito orgulhosa”, remata Ana Rita.
Os preços das Chineleiras variam entre os 25€ e os 35€ e às encomendas feitas pelo Instagram num valor inferior a 60€ acrescem portes de envio de 5€.
A seguir, carregue na galeria para conhecer algumas sandálias da marca.