Lojas e marcas

Cliente processa a L’Oréal USA por omitir a presença de químicos tóxicos nas máscaras

Queixa feita na Califórnia alega que a marca cosmética esconde deliberadamente a presença de PFAS nos produtos para as pestanas.
Processo acontece nos EUA.

A norte-americana Sumner Davenport, residente na Califórnia, deu entrada com um processo legal contra a L’Oréal USA, na terça-feira, 22 de fevereiro, por, alegadamente, esconder do consumidor que as máscaras de pestanas contêm substâncias perfluoroalquiladas (PFAS).

Davenport acusa a marca por alegada violação dos direitos do consumidor, violação de garantia e enriquecimento injusto. 

“A L’Oréal afirmou que as suas máscaras à prova de água eram seguras, eficazes, de alta qualidade e apropriadas para utilização nas pestanas dos consumidores”, disse Davenport. No entanto, Sumner afirma que os produtos incluem estes químicos sintéticos (geralmente hidrofóbicos e lipofóbicos e muito usados em fórmulas de cosméticos).

Os PFAS são substâncias que podem ser tóxicas e muito prejudiciais, uma vez que se podem acumular no organismo. Segundo a Agência Europeia das Substâncias Químicas, foi demonstrado que várias PFAS causam cancro, além de serem também suspeitas de interferir com o sistema hormonal. 

“Mesmo níveis muito baixos de PFAS podem ser tóxicos para os seres humanos”, afirma o processo judicial. “Este risco é particularmente elevado quando as PFAS são aplicadas perto dos olhos, como é o caso das máscaras de pestanas”.

Sumner afirma de desde 2018 que a empresa norte-americana tem enganado os consumidores ao omitir esta informação e que, se soubesse da presença destas substâncias, nunca teria comprado as suas máscara de pestanas. A mulher californiana recorreu a um laboratório independente para analisar o conteúdo destes produtos de maquilhagem e os investigadores encontraram PFAS em algumas máscaras à prova de água da marca à venda nos Estados Unidos, tais como a L’Oréal Voluminous Waterproof Mascara; a Voluminous Lash ParadiseTM Waterproof Mascara; a Maybelline Volum’ Express the Falsies Waterproof Mascara; a Maybelline Great Lash Waterproof Mascara, entre outras.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT