Quando Marta Machado foi mãe pela primeira vez, em 2017, teve muitas dificuldades em encontrar roupa que gostasse para o filho Lourenço. Queria peças sem grandes padrões ou bonecos, com um estilo mais clean, algo que, descobriu, não era propriamente fácil de encontrar. As opções eram escassas, então decidiu “pôr mãos às obras” e desenhar ela própria roupa que gostasse.
Durante as sestas do filho, começou a idealizar uma marca que fosse mais direcionada para meninos. Este mundo não era propriamente novo para a mãe de Lourenço, já que desde os tempos da licenciatura em Educação Física que fazia revenda de peças. “Era apenas um hobby, compra e vendia roupa, mas conciliava com o meu trabalho. Desde o nascimento do meu filho comecei a dedicar-me mais à marca e cresceu muito. Na altura a ideia era fazer conjuntos matchy, mas seguimos um conceito diferente”, começa por contar à NiT Marta Machado, de 38 anos, natural de Vila Nova de Gaia.
Ainda hoje continua a trabalhar na área de formação, embora tenha reduzido o número de aulas de dança e de treinos de futebol para se dedicar às duas marcas que lançou nessa altura: a CLOU Baby, para crianças, e a CLOU Woman, com peças versáteis e práticas para mulheres em todas as fases da vida, desde a gravidez até à amamentação. O nome do projeto é a junção do nome do filho, Lourenço, e da sobrinha, Clarinha, que têm apenas um mês de diferença.
As peças da marca para bebés e crianças são totalmente desenhadas pela própria, ao passo que as restantes coleções para adultas é feita em parceria com uma fábrica em Itália. Sem muita experiência na área, confessa que “foi aprendendo aos poucos”. “Há cerca de dois anos a marca escalou, principalmente durante a pandemia, e o projeto cresceu muito”, admite.
Ainda antes da Covid-19, Marta, que usava o antigo quarto na casa dos pais como escritório, começou a procurar um espaço que servisse de armazém para dar conta de todas as encomendas online. “Encontrei o espaço ideal, mas depois surge a pandemia e anulei tudo. Na altura, em vez de uma loja física, optamos por ir para lojas colaborativas, que vendiam algumas das nossas peças”, recorda.
A certa altura, ter os artigos espalhados por várias zonas deixou de fazer sentido. O espaço que tinha encontrado anteriormente ainda estava disponível para compra e, desta vez, não pensou duas vezes. Apesar de estar “num estado lastimável”, com todos os vidros espelhados, paredes de três cores e cheias de pregos, tetos castanhos, um chão que parecia mais cinzento e branco, tinha todas as potencialidades para ser um armazém — mas viria a ser mais do que isso.
“Era para ser só um local para as encomendas online, mas já que estou lá, por que não ter a porta aberta também?”, conta. A 25 de maio, abriu oficialmente a loja física da CLOU, onde se encontram as peças para bebé e para mulheres. Todas elas com um aspeto em comum: são clean, sem padrões.
Em vez dos conjuntos matchy, que estão cada vez mais na moda, Marta optou por criar peças em tons semelhantes, mas sem serem iguais. Outro aspeto diferenciador é que as roupas para mulheres são feitas a pensar nas três fases de vida: uma mulher que não está grávida, uma mulher que está grávida e uma mulher que está a amamentar.
“Todas elas se adaptam. Temos peças com botões, que facilitam a amamentação, ou um laço na parte de trás que permite que sejam usadas de forma reversível. Acabam por ser todas um bocadinho mais largas também. Só assim faz sentido a união entre as duas marcas”, explica.
Dada a instabilidade do tempo nortenho, para a fundadora da CLOU não fazia sentido fazer coleções de época. Assim, de dois em dois meses, costuma lançar novas peças, que acabam por conjugar na perfeição com as outras roupas lançadas anteriormente.
No caso dos artigos de bebé, todos eles são feitos com algodão e os preços costumam variar entre os 25€ e os 55€. Já nas opções de senhora, os grandes destaques são os vestidos, que rondam entre os 25€ e os 90€. Além do vestuário, estão disponíveis artigos como berços, alcofas e cestas. Todas as informações estão disponíveis online.
Carregue na galeria para conhecer melhor a loja física da CLOU.