Lojas e marcas

Começou no YouTube, hoje é a criadora do “primeiro fixador de maquilhagem” português

A 11 de março, Liliana Marques lançou o Bulletproof Makeup Fixing Spray. Há mais acessórios e produtos a caminho.
O spray fixador é o mais recente lançamento da marca.

Sempre que entrava na sala de aulas, Liliana Marques dava nas vistas, fosse pelos looks ou pela maquilhagem cuidada. A conselho da professora, decidiu lançar-se no mundo digital e partilhar com os outros o notório jeito que tinha para a produção. Transformou-se em Lily e criou o blogue 50 Elásticos. 

Estávamos em 2014 e o leque de seguidoras começou a crescer. E quase todas reparavam num pequeno pormenor: o seu eyeliner. Para descomplicar, agarrou numa câmara, gravou todo o processo e partilhou-o no YouTube. “Fui sem qualquer tipo de expetativas. E foi um sucesso. Comecei a perceber que as pessoas gostavam muito deste tipo de conteúdos, então rapidamente percebi que tinha de me ir formar na área. Vivo em Pombal ainda hoje e em 2012 vim para Lisboa sozinha fazer o meu primeiro curso, na Make Up School, que já fechou. Hoje em dia tenho 29 anos e já perdi a conta, ao longo do meu percurso fiz mais de 20 formações”, conta à NiT a jovem que é a mente por detrás do Bulletproof Makeup Fixing Spray, um spray fixador de maquilhagem, o primeiro lançado por uma marca portuguesa, que chegou ao mercado a 11 de março. 

No YouTube, começou a criar uma plataforma base de seguidores muito forte. “O meu objetivo era os 10 mil seguidores e quando dei por mim já tinha 50 mil.” Mas a verdade é que é uma plataforma que consome bastante tempo. “Perdia nove ou dez horas a editar, por isso quando apareceu o Instagram e percebi que com muito menos trabalho podia chegar até ao mesmo número de pessoas ou até a mais, mudei-me para lá.”

A comunidade que tinha vindo a conquistar ao longo do tempo acompanhou-a, mas nessa altura ainda não vivia completamente do digital. “Trabalhei em várias lojas de roupa, cafés, restaurantes, fiz de tudo. Depois aos fins de semana ia à casa das pessoas e fazia as minhas maquilhagens, que eram principalmente nupciais.”

O último sítio onde trabalhou foi numa sapataria. Acabaria por ser demitida. “Foi a oportunidade certa para investir em mim e no meu negócio. Sem saber bem como, rapidamente deparei-me com uma agenda esgotada e percebi que precisava de um espaço, porque fazia tudo no sótão da minha casa.”

“Aluguei um estúdio, e aí comecei também a dar formações a pessoas interessadas. Eram principalmente mulheres que não sabiam nada sobre o assunto, depois é que começou a ser direcionado para profissionais. Além disso, criei um site, o Guilty Beauty, que juntava muitas das marcas que utilizava nas masterclasses. Quando acabavam as alunas queriam sempre saber onde podiam comprar os produtos, então pensei, porque não ser eu a vendê-los”, conta.

Mas o objetivo de criar a própria marca nunca foi apenas o de revender. “Queria os meus próprios artigos, mas desenvolver cosméticos em Portugal é muito difícil e caro, não conseguimos começar a fazê-lo logo ao início. O primeiro produto só surgiu em 2021 e foi o kit de pincéis vermelhos com cerdas brancas.”

Ainda hoje afirma ser um dos bestsellers e que se distinguem das outras opções do mercado pela identidade visual. Foi lançando outros acessórios como puffs, esponjas de pó e pestanas individuais. Agora, todo os esforços estão focados no Bulletproof Makeup Fixing Spray.

O spray foi lançado a 11 de março.

“A ideia estava de pé há dois anos, mas só agora foi possível. É produzido na Europa e é diferente de todos os outros por muitas razões: dá um acabamento viçoso e natural, o que mais se utiliza agora, e o cheiro a caramelo salgado é muito agradável. Quis muito melhorar a experiência das pessoas a utilizarem este produto, quando o colocava em alguém dizia sempre, o odor não é muito agradável, e isso tornava-se incomodo.”

Uma das coisas que mais perguntavam a Liliana era como fazer a maquilhagem durar mais tempo e foi esta a sua inspiração. “Claro que é sempre preciso fazer uma boa skincare, utilizar uma base feita com elementos de silicone e de óleo, para não se misturar com a água (suor) e desaparecer mais depressa. Também devem sempre colocar um pó solto e no final terminarem com o nosso lançamento. Devem aplicá-lo a cerca de 20 centímetros da cara, fechar os olhos e borrifar duas a quatro vezes em movimentos circulares.”

O sucesso tem sido evidente. Foi pedido um stock para dois anos, grande parte do qual “já foi vendido”. “Não vai durar sequer o tempo previsto.”

As novidades não ficam por aqui. Estão previstos mais três lançamentos, um deles já para 2024. Em abril, a marca vai inaugurar uma loja própria em Pombal. “Vamos vender todos os produtos que vendemos online, os nossos e de outras marcas, teremos uma parte dedicada às provas das clientes e uma à produção de conteúdos para o online.” O Bulletproof Makeup Fixing Spray (150ml) está disponível online por 24,99€.

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