Mariana Monteiro é mãe de dois rapazes e arquiteta de formação, focando-se na reabilitação de edifícios. É também uma apaixonada pela natureza, sobretudo por corridas em montanha. Durante a pandemia, quando se viu obrigada a permanecer fechada em casa, percebeu a falta que sentia do contacto com as paisagens verdes que adora.
“A ideia de criar jardins verticais surgiu quando me vi com menos acesso ao mundo exterior, onde passava o meu tempo de lazer. Para poder recriar esses ambientes no interior, decidi juntar o design, a arquitetura e a arte à natureza”, conta à NiT a artista de 43 anos.
O projeto começou online e, agora, o negócio cresceu. A primeira loja da Comtempo abriu a 16 de novembro, perto da Avenida de Roma, em Lisboa. Por lá, pode encontrar trabalhos que recriam vários ambientes, usando tonalidades que transportam a frescura da natureza para espaços fechados.
“Com estes jardins, conseguimos associar a ecologia à sustentabilidade usando só plantas naturais, como musgos. As plantas são liofilizadas [processo de secagem] e preservadas e, uma vez que não necessitam de manutenção, tornam-se ideais para utilizar neste tipo de criações”, acrescenta.

Os clientes podem escolher entre vários tamanhos, existindo a possibilidade de optar por modelos já prontos ou personalizados. Cada pessoa pode incluir logótipos, nomes ou outros elementos ao jardim vertical, como uma fotografia ou um desenho.
Para o Natal, Mariana decidiu alargar a oferta e criou os mini-jardins, aplicados em molduras, sem qualquer necessidade de manutenção. A novidade cria “uma atmosfera especial nas nossas casas e escritórios” para quem pretende oferecer um presente original e personalizado.
Os jardins verticais são também ideais para a decoração de espaços comerciais, escritórios ou para aquele evento que precisa de um toque ecofriendly. “Antes de criar o projeto, faço questão de conhecer o espaço, o cliente e todas as especificidades. A partir daí, tento criar algo único que vá ao encontro das necessidades de quem me procura.”
Sobre o nome do projeto, Comtempo, “remete para a ideia de contemporaneidade”, onde as peças são criadas com tempo e, em simultâneo, são pensadas para durarem anos. “Quero criar espaços impactantes, mas também que transmitam boas sensações e emoções”, sublinha.
Os preços dos jardins verticais começam nos 20€ e variam consoante o tamanho e a complexidade de cada um. Os interessados podem entrar em contacto com Mariana através da página de Instagram da marca ou visitar o espaço na Rua Bulhão Pato, em Lisboa.
Carregue na galeria para ver imagens de algumas propostas da Comtempo.