Lojas e marcas

Cool Mood: a marca nacional de essenciais de verão para umas férias em família

A ideia surgiu quando Ana Catarina foi mãe de gémeos. Há toalhas, sacos e até ponchos matchy matchy para pais e filhos.
Os mais novos vão adorar os artigos.

O período pós-parto é, para a maioria das mulheres, um carrossel de emoções. O nascimento de um bebé implica inúmeras alterações, realidade que ganha outra dimensão quando falamos de gémeos. Após ter sido mãe de Vasco e Henrique, atualmente com dois anos, Ana Catarina Tomé sentiu que a sua vida havia mudado para sempre, o que levou a refetir sobre o futuro. Nos primeiros meses, começou a dar mais valor ao seu tempo e percebeu que estava na altura de dar uma reviravolta à sua vida.

“Antes de regressar da licença de parto, despedi-me sem qualquer ideia em mente”, conta à NiT a jovem de 32 anos. Estava há quase 10 anos numa multinacional, onde a pressão do trabalho e a ausência do seu lado criativo a levaram a arriscar num projeto focado em “coisas simples que nos deixam felizes”.

No dia 27 de julho, lançou uma marca de essenciais de verão, por ser a altura do ano em que “as pessoas estão mais bem-dispostas”. A primeira coleção da Cool Mood inclui toalhas, ponchos e bolsas, propostas que nasceram da dificuldade da fundadora em encontrar básicos com os quais se identificava — e são destinados para toda a família.

Um dos destaques é uma toalha familiar, visto que as de dois metros que encontrava eram todas muito finas ou desconfortáveis. Queria um artigo grande e com a capacidade de absorção de uma toalha normal, mas que não ocupasse muito espaço. Uma necessidade maior desde o nascimento dos miúdos.

Quanto aos ponchos, matchy matchy para pais e filhos, quiseram desenhos “sem bonecos espalhafatosos”, que fugissem dos que “já estão demasiado vistos”. A solução foi uma paleta de cores mais neutra e suave. “Tentámos que todas as peças tivessem uma ligação, que não houvesse uma que destoasse. Olha-se para um produto e percebe-se como se liga a outro”, acrescenta.

A paleta de cores é suave e neutra.

As primeiras cobaias, Vasco e Henrique, vão para a piscina e já perguntam pelos seus acessórios. Além da principal inspiração para a linha de estreia, são também os principais modelos das fotografias em conjunto com os pais e outros amigos da família que levam os produtos consigo para a praia.

A nível da produção, toda feita em Portugal, optam apenas por algodão 100 por cento orgânico, com certificado GOTS (certificação de algodão orgânico) e materiais reciclados. Por fim, criaram embalagens que implicam o mínimo de desperdício possível, com matérias-primas também elas recicladas e recicláveis.

A marca oferece ainda o serviço first-aid, para reparar todas as peças caso se estraguem, evitando que sejam descartadas pelos clientes. Outra iniciativa é a oferta da categoria “Pre-loved”, onde vão vender os produtos em segunda mão de consumidores que tenham perdido o encanto pela compra.

Enquanto os clientes aproveitam a estação quente deste ano, Ana Catarina já está a pensar nos próximos lançamentos. Em 2024, quer lançar fatos com proteção UV para os miúdos, um saco de praia XXL e uma linha de peças matchy matchy . “Queremos produtos que sejam necessidades para o dia a dia”, conclui, sobre os artigos criados para deixarem toda relaxada e de “bom-humor”.

A primeira coleção da Cool Mood já está disponível no site da marca entre os 32€ e os 65€. Carregue na galeria para conhecer as propostas.

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