A Costa Nova é uma marca portuguesa de cerâmica, que nasceu em Vagos, perto de Aveiro. Apesar de, aparentemente, ser um nome pouco conhecido em Portugal, há muito tempo que é popular no estrangeiro. Isto porque a marca nacional de louça em grés fino exporta grande parte da sua produção, mais precisamente 98% das peças.
Na verdade, tudo começou em 1998, através da criação da Grestel por Miguel Casal e Rui Batel, dois engenheiros formados na Universidade de Aveiro. Só em 2006 foi criado o selo Costa Nova, momento a partir do qual a marca se foi afirmando em nome próprio e começou a crescer.
“A empresa começou por produzir produtos para outras marcas no estrangeiro. O mercado principal foi desde muito cedo os EUA, onde ganhámos experiência e know how a produzir diversas marcas de um segmento médio-alto, como por exemplo a Ralph Lauren ou a Anthropologie. A exportação foi desde cedo muito elevada: perto de 100%. Desde o início que assumimos a nossa vocação exportadora e começamos a expor em feiras internacionais com a Maison et Object, em Paris”, explica à NiT Miguel Casal.
Apesar do sucesso internacional, a Costa Nova já tinha uma loja em Aveiro, no Mercado Manuel Firmino. Houve agora a necessidade de conquistar ainda mais portugueses com a abertura de uma segunda loja. O novo espaço, de 102 metros quadrados, fica no no número 69 da Rua Castilho, em Lisboa, e foi inaugurado a 16 de novembro.
“A loja de Lisboa foi pensada para dar resposta a um crescente número de solicitações de consumidores nacionais e também estrangeiros que frequentemente nos abordam à procura de pontos de venda. As solicitações dos clientes profissionais nos últimos anos cresceram também bastante, entre hotéis e restaurantes, que vieram criar um mercado muito interessante para a Costa Nova. Além disso, a procura de produtos portugueses com bom design e qualidade é algo que provavelmente faz sentido para a oferta turística nacional.”
Segundo Miguel Casal, o feedback lá fora tem sido ótimo. A boa qualidade do design, conjugada com o preço competitivo face a outros fabricantes europeus, têm contribuído para isso. “O Made in Portugal é uma vantagem na maior parte dos mercados”.
Esta nova loja de Lisboa é quase ma boutique, tendo em conta a configuração do espaço. Ao todo, são seis salas, pelas quais se distribuem as várias coleções da marca portuguesa. E no seu interior encontramos um verdadeiro paraíso de loiças. Desde as mais simples, às cerâmicas mais trabalhadas, entre pratos, taças, travessas, jarras e jarros. Os preços variam, por isso, muito. Um prato de sobremesa, em média, ronda os 10€, uma tigela os 8€, e um serviço completo de mesa pode variar entre os 210€ e os 245€.
Carregue na galeria para ver algumas imagens do interior da nova loja.