Quantas vezes chegou a um sítio, e percebeu que não se lembra dos pormenores da viagem até lá? Não se recorda do trajeto, nem sequer de ter estado com as mãos no volante — como se tivesse ligado o piloto automático. Atualmente, a falta de atenção no momento presente é algo constante na rotina cada vez mais acelerada dos portugueses. É raro estarmos 100 por centro focados no que estamos a fazer ou a ouvir.
Mário Rodrigues, psicólogo e professor de meditação, notou que o fenómeno é cada vez mais recorrente. Muitos pacientes sentem precisamente a necessidade de parar e respirar para se sentirem melhor. No entanto, “neste mundo tão frenético”, sentiam dificuldade em lembrar-se de abrandar ou de guardar alguns segundos do dia para o fazer.
A experiência da esposa Vanessa Esteves, enquanto assistente social, era semelhante. No dia a dia, a profissão levou-a a reparar que as pessoas passam cada vez mais tempo em piloto automático, andam mais desconectadas, e com sentimentos de ansiedade.
Ambos decidiram criar uma formar que levasse as pessoas a abrandarem, algo que lhe recordasse a necessidade de fazerem uma pausa. Em fevereiro lançaram então a Curious Cotton, uma marca de slow fashion que oferece práticas de mindfulness aos clientes. Como? É simples: as peças criadas pela dupla apelam a um estado de atenção plena ao momento presente graças às frases bordadas em zonas estratégicas, como a gola da camisola.
Composta dois tipos de peças, T-shirts e sweatshirts, a primeira coleção inclui lembretes simples, relacionados com a respiração profunda, a gratidão e a necessidade de abrandar. “Respire fundo. Como se sente?”, é um dos exemplos (mas em inglês) que surgem bordados nos modelos lisos e brancos.
“A ideia surgiu da nossa necessidade de ajudar as pessoas. Se há coisa que vemos diariamente, quando interagimos uns com os outros, são as peças de roupa”, começam por contar à NiT. “Por isso, partimos da ideia de vestir este autocuidado como uma forma de o promover. Não é apenas roupa, tem uma intenção.”

Para cumprir com este propósito, desenharam peças claras e minimalistas, que transmitam calma. São artigos “intemporais, adaptáveis a qualquer idade e a qualquer género”, fabricado com algodão orgânico na sua cor natural, um tom cru. “Podem ser usadas em todos os contextos e por toda a gente”, reforçam.
Quanto à posição dos bordados, tiveram o cuidado de que fossem visíveis também para as pessoas com quem nos cruzamos. É uma ajuda à autoconsciência de quem as veste, mas também uma forma de levar quem não é cliente da Curious Cotton a lembrar-se de estar mais presente.
“Relativamente às frases, transportei muito do meu trabalho em contexto clínico. Dou formação na área da redução do stress, então, fui percebendo as necessidades”, diz Mário. “Comecei a fazer uma pesquisa nesta área. Quais são as mensagens mais funcionais, mas também simples?”
No início de junho, vão lançar um novo modelo que, em vez de ter uma frase, inclui um QR Code bordado. Cada vez que a pessoa faz o scan com o telemóvel, aparece um conteúdo diferente — várias frases, exercícios de inspiração ou de relaxamento muscular, entre outros.
Da escolha dos tecidos à confeção, toda a produção é nacional. Os fornecedores encontram-se no norte do País e as peças são criadas numa localidade no distrito de Santarém, onde vive o casal. “Não produzimos em massa, mas consoante as necessidades”, reforçam.
E, apesar do foco no online, têm um pequeno mostruário das peças no restaurante Jasmim, em Torres Novas. Ali, as pessoas têm a possibilidade de ver, experimentar e comprar as peças. Um dos objetivos futuros do casal passa por estabelecerem mais colaborações deste género.
Todas as peças estão disponíveis no site da marca e, no processo de compra, os clientes têm acesso a todos os dados do produto e guia de cuidados. Os valores variam entre os 29€, no caso das T-shirts, e os 45€ para quem preferir as sweatshirts.
Carregue na galeria para descobrir as propostas da Curious Cotton.