Uma mensagem inesperada levou Bruna Faquinha aos bastidores da semana da moda de Paris. Uma escola de maquilhagem norte-americana, a New York Makeup Academy, estava a procurar maquilhadores na Europa quando encontrou o trabalho da jovem de 23 anos nas redes sociais.
“Estranhei ter sido escolhida porque senti que era mais pequena ao comprar o número de seguidores com outros artistas”, conta à NiT. “Mais tarde, descobri que gostaram de mim porque sou especialista em peles negra. Era um problema muito grande porque algumas modelos ficavam acinzentadas.”
Apaixonada por beleza desde miúda, Bruna mudou-se para França quando tinha 8 anos. Foi lá que desenvolveu esta paixão através dos tutoriais que via no YouTube e, depois, ao frequentar várias escolas de estética e cosmética na capital francesa, como a Make Up For Ever.
Em 2018 regressou a Portugal e decidiu abrir o primeiro atelier no Campo Pequeno, em 2020, que alargou para um espaço maior no Parque das Nações ao fim de dois anos. Ali reunia formações, cursos e workshops de beleza, assim como uma vasta coleção de vestidos de festa.
Insatisfeita, a artista decidiu abrir “um conceito único em Portugal” e, em junho, abriu portas a uma concept store homónima que junta moda, beleza e bem-estar em Campo de Ourique. Uma espécie de salão de beleza e loja de moda em simultâneo.
“As nossas clientes pediam muitos serviços que não podíamos oferecer”, explica. “Queriam vir fazer maquilhagem, cabelo e até manicure ou pedicure no dia dos eventos, mas não tínhamos algo completo. Havia tantos pedido que decidimos abrir algo diferente.”
Com 250 metros quadrados, o espaço tem vários gabinetes prontos para receber as clientes “para passar um dia de princesa”, como Bruna explica. Trata-se de um espaço com o objetivo de oferecer experiências adaptadas a cada cliente, seja uma transformação total ou um dia de relaxamento.
A concept store inclui todos os serviços de cabeleireiro, desde alisamento a coloração, maquilhagens completas, opções de estética (como limpezas faciais, tratamentos de rosto e corpo, massagens e depilação) e manicure ou pedicure.
Há ainda uma secção de moda feminina com vestidos de cocktail que vão do tamanho 34 ao 58. As peças são criadas por estilistas espanhóis, franceses e italianos. Já de duas designer gregas, amigas de Bruna, chegaram joias feitas à mão que as clientes podem apreciar enquanto esperam, num espaço para café.
Para melhorar a experiência, o ambiente foi criado graças à paleta de cores neutras “para transmitir uma imagem mais elegante”. Destaca-se um tom de vermelho rosado que, segundo a fundadora, “faz lembrar tudo o que é poder energia. Foi pensado para as clientes se sentirem confortáveis.”
Ali, Bruna aplica todos os conhecimentos que adquiriu ao longo do seu percurso. Com uma carreira que se estende dos bastidores das semanas da moda aos estúdios de televisão. Durante a formação em França, aprendeu técnicas de maquilhagens de várias culturas, nomeadamente ocidental, oriental e asiática, para responder a qualquer pedido.
Com conhecimento na cosmetologia, usa várias técnicas para ter uma maquilhagem ultrarresistente. Os métodos permitem às noivas “desfrutarem cada momento do dia especial sem pensar no estado da maquilhagem”, afirma.
Há ainda espaço para a Academia Bruna Faquinha. Segundo a fundadora, é um curso para quem quer iniciar uma carreira profissional, aprender a maquilhar-se ou apenas explorar novas habilidades, independentemente da idade ou do background académico.
No futuro, a criativa pretende abrir mais uma loja em Portugal e tem em vista a região norte do País. A longo prazo, a ideia é que uma concept store que a fundadora considera pioneira se torne num franchising.
As marcações podem ser feitas através do site da marca. O preçário inclui serviços para eventos (a partir de 50€), pacotes para festas adolescentes (entre os 49€ e os 99€) serviços isolados desde os 5€.
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