Miguel Lourenço começou a apaixonar-se pelo mundo da moda quando há três anos decidiu trocar a roupa justa pela larga. De outro lado, o amigo, Simão Mira, explorava a ideia de criar uma marca de calções de banho, inspirado pelo gosto de praticar atividades ao ar livre. No início do ano passado alinharam ideias e a 18 de dezembro avançaram com a Dass Concept — uma etiqueta unissexo de t-shirts e hoodies oversized.
“Conhecemo-nos na primária quando frequentávamos o terceiro ano no Estoril. Tornamo-nos adolescentes, a amizade continuou, saíamos juntos para festas e convívios, até cada um concluir o ensino obrigatório”, começa por contar Miguel de 20 anos à NiT.
Ideias de futuro diferentes, Miguel não prosseguiu com os estudos e começou a trabalhar numa loja de roupa. Já Simão, de 19 anos, ingressou num curso de Medicina Veterinária, embora rapidamente tenha percebido que aquela jamais seria uma opção viável.
“O primeiro semestre não corria nada bem e decidi deixar aquele curso em janeiro do ano passado. Comecei a fazer cursos online de Marketing e em conversa falei com o Miguel sobre o que se tinha passado naquele mesmo mês”, acrescenta Simão.
Cada um partilhou o que fazia naquele momento e apenas naquela altura perceberam que ambos estariam inclinados para a criação de um projeto próprio. A roupa foi a opção mais viável por Miguel se interessar pela indústria e Simão querer produzir os calções de banho.
“Como estávamos a começar escolhemos as T-shirts e as hoodies oversized. Pareceram-nos escolhas mais seguras por serem bastante versáteis durante todo o ano e comuns em qualquer estilo”, explica Miguel. A flexibilidade das peças era ponto assente, mas existiam duas outras preocupações que ambos exigiam — a qualidade e que pudessem ser usadas por homens e mulheres.
A confeção das peças é “totalmente nacional” e a produção desenvolve-se em fábricas localizadas no norte do País, em Barcelos. Apesar de Miguel e Simão não conhecerem o setor a cem por cento, um amigo de família passou-lhes o contacto para que a qualidade fosse, de facto, o aspeto mais distintivo face a outras etiquetas.
“Antes de termos desenhado as peças e escolhido as cores, sabíamos que precisávamos de um bom material. Escolhemos o algodão por durar mais tempo e ser bastante confortável”, salientam ambos.
De um esforço conjunto desde abril do ano passado, surgiram quatro T-shirts com dois designs diferentes. O primeiro envolve apenas com o nome da marca nas cores bege e cinza (39€). “Este nome da marca surgiu quando estávamos a atirar nomes para o ar. O Simão chateou-se e disse “dass”, a famosa abreviatura de um dos palavrões mais usados no nosso País. Ficou-nos logo no ouvido e acrescentamos ‘concept’ para o tornar mais complexo”, relembra Miguel.
Já a outra T-shirt (45€) envolve dois morangos estampados com a frase “If you want a strawberry come to me”. “Escolhemos a fruta com a nossa designer gráfica. Começamos com muitos desenhos, surgiram os morangos e gostamos do resultado”, acrescenta Simão.
Os hoodies (68€) são as peças mais procuradas e são igualmente produzidos em cinza e bege, cores que os fundadores consideram agradar a todos. Com capuz e o nome da marca juntam as frases “Elevate your Style. Elevate your Life” ao peito.
Todas as peças estão disponíveis na loja online da Dass Concept, entre os tamanhos S e L. “No futuro gostávamos de aumentar a oferta com a criação de acessórios como bonés ou outras peças de roupa como as camisas, por exemplo. Ainda estamos a explorar a dinâmica, mas prevemos tê-la pronta em breve para lançar a coleção de verão”, refere Miguel.
Carregue na galeria para ver algumas das propostas da marca fundada em dezembro do ano passado.