Lojas e marcas

Depois da polémica, a camisola poveira fica à venda na plataforma online municipal

A peça produzida por artesãos da Póvoa de Varzim está disponível no Marketplace “É Bom Comprar Aqui!”.
Já pode comprar uma para si sem sair de casa.

A última semana de março ficou marcada pelas notícias de que uma marca americana copiou descaradamente a tradicional camisola poveira — e ainda a pôs à venda por 695€ como sendo de inspirações mexicanas. Entretanto, chegou o pedido de desculpas de Tory Burch através das redes sociais, comprometendo-se a estabelecer um protocolo com o município poveiro para apoiar as artesãs locais. Agora, a Póvoa de Varzim colocou a versão original à venda online.

Produzidas por artesãos do concelho, já estão disponíveis para venda, nacional e internacional, através do marketplace “É Bom Comprar Aqui!”. A iniciativa é promovida pelo Município da Póvoa de Varzim, com o apoio da Junta de Freguesia da Póvoa de Varzim, Beiriz e Argivai e da Associação Amigos do Museu.

O objetivo da autarquia é, como explica no site oficial numa nota publicada no sábado, 3 de abril, “criar uma plataforma que reúne, num só espaço e à distância de um simples clique, os artesãos poveiros que produzem a Camisola Poveira e os clientes que têm interesse em adquirir um modelo original”. 

Aires Pereira, presidente da câmara municipal, diz que “a promoção da compra da Camisola Poveira é uma ode à história e herança cultural do concelho da Póvoa de Varzim e, também, uma forma de valorizar e dignificar o trabalho meritório desenvolvido pelos nossos artesãos locais há mais de 150 anos”. 

A receita das vendas reverte a 100 por cento para os artesãos responsáveis pela produção dos modelos vendidos. Neste momento, uma vez que a produção está limitada, o prazo de produção da camisola pode ser de 30 a 90 dias. O limite por cada cliente é de duas peças por compra. 

A autarquia deixa ainda a nota de que todos os artesãos que saibam produzir a Camisola Poveira e queiram vendê-la no Marketplace “É Bom Comprar Aqui!” devem contactar os Serviços de Turismo através do email pturismo@nullcm-pvarzim.pt ou do número de telefone 252 298 120.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT