João Girbal e João Maria André cresceram com pranchas de surf na mão, mas não vivem a modalidade da mesma forma. Apesar dos percursos distintos — um virado para um estilo mais livre, outro mais competitivo — descrevem-se como ocean minds, ou seja, pessoas que encontram calma e clareza mental no contacto com o oceano.
Enquanto o primeiro procura o equilíbrio no mar desde os seis anos, o segundo é surfista desde os 12 anos, altura em que começou a viajar pelo mundo, do Havai à Indonésia, a representar Portugal na seleção nacional de surf. E só parou em 2023, quando se mudou do Porto para Lisboa.
Foi após essa mudança que a dupla, de 27 anos, se conheceu, ainda que num contexto afastado das praias. Quando começaram a trabalhar juntos, na área do marketing, descobriram que partilhavam uma ambição: “criar um negócio que aliasse a moda à paixão pelo surf”, conta João à NiT.
Juntos, idealizaram os calções de banho que deram origem à Dipløria Boardshorts, a nova marca nacional de swimwear, lançada a 12 de maio. “Com o oceano no coração”, nasce do desejo de combinar um design moderno com uma produção sustentável, refletindo o respeito pela natureza.
“Sempre foi um produto que tínhamos dificuldade a encontrar. Há marcas excelentes, mas todos os anos tentávamos encontrar propostas viradas para o nosso estilo e não havia nada a 100 por cento”, acrescenta o cofundador.

O nome surge de um coral presente em zonas tropicais e que tem a forma de um cérebro humano. Segundo os criativos, a escolha reflete o conceito da marca. “Estamos sempre com o cérebro debaixo de água, porque estamos sempre a pensar no mar.”
Por um lado, o catálogo inclui os modelos base, que são desenhos criados a pensar no dia a dia. O objetivo, garante João, é trazer um design clássico, “com intenção” e que aposte na simplicidade. “Não vamos atrás de padrões ou de cortes muito complexos.”
A Dipløria Boardshorts conta ainda com alguns modelos de edição limitada, uma gama lançada a pensar na performance durante a prática desportiva. Trata-se de uma linha mais exclusiva, com materiais mais elásticos e um formato que os torna mais confortáveis para usar debaixo de água.
Ver esta publicación en Instagram
Um dos pares, por exemplo, tem um fecho de lado para que, ao surfar, possa ter as chaves ou outros itens no bolso. “O atleta está em qualquer posição na prancha e nunca se vai sentir incomodado com o que tem guardado.”
Desenhados e produzidos em Portugal, estes calções são feitos com tecidos 100 por cento portugueses, garantindo uma maior qualidade. Todas as unidades foram concebidas para serem duradouras e capazes de suportar as condições mais difíceis, provocadas pelas ondas e pelo tempo.
Com mais um lançamento previsto até ao final do ano, querem explorar novos designs e, ao longo do verão, levar estas peças até aos clientes, seja através de pop ups ou eventos temporários. Ter um fator sustentável – não queremos fomentar a compra abusiva. Que as pessoas comprem e dure no armário.
A primeira coleção da Dipløria Boardshorts já está disponível no site da marca. Os preços variam entre os 65€ e os 80€.
Carregue na galeria para conhecer as propostas.