As velas sempre fizeram parte da vida de Djamila Coração. Desde que se lembra que a empreendedora, natural de Angola, mantém uma relação próxima com as fragrâncias que a rodeiam e lhes atribui uma grande importância. Foi precisamente essa atração pelos odores que a levou a fazer várias formações na área, inclusive em aromoterapia. E assim nasceu a ideia de criar a DJOM.
A fundadora de 36 anos trabalhava para um banco angolano antes de se mudar para Portugal. Pelo meio, tirou um curso de terapeuta, na Universidade de Brasília, no Brasil — e essa passou a ser a sua profissão principal. Agora, a 7 de fevereiro, criou a nova marca de velas artesanais portuguesas, um projeto que já andava a desenvolver há mais de um ano.
As cinco fragrâncias disponíveis foram batizadas em Kimbundu, um dos idiomas mais falados em Angola. Kulaxika significa calma, Kucaíla representa leveza, Kuquixa, refere-se à criatividade, kukena é afeto e mbuki é energia. Cada um dos aromas fala sobre uma emoção diferente e todos têm um propósito.
“A DJOM foi concebida com a intenção de despertar os sentidos e fazer as pessoas sentirem-se bem”, conta à NiT, Clara Barbi, da Après- Creative Studio, responsável pela comunicação da marca. É um produto que estimula não só o olfato, “mas também a audição, com o barulho do pavio de madeira a queimar, a visão, com as cores utilizadas, e o tato.”
A cera vegetal utilizada é fabricada pela empreendedora, no atelier situado na Rua Castilho, em Lisboa. Esta matéria-prima leva mais tempo a queimar e prolonga a duração da essência — demora em média dois dias a ser produzida.
Os potes utilizados são desenhados por Djamila, mas feitos em cerâmica por uma empresa regional. Neste caso, demoram dois meses a secar e são uma homenagem às culturas ancestrais angolanas, que faziam tudo com o trabalho das próprias mãos.
Entre as propostas da DJOM, Clara destaca uma: a Kulaxika (Calma). Diz que lhe transmite a melhor sensação de bem-estar, mas reforça que esta não é uma preferência definitiva, uma vez que as fragrâncias com as quais as pessoas se identificam varia muito consoante o estado de espírito da altura.
Apesar de, até agora, esta ser a única coleção da insígnia, existem novos produtos em processo de desenvolvimento. A DJOM não se vai ficar apenas pelas velas (cada uma custa 39,99€) e garante que, enquanto conseguir, todos os produtos vão passar pelas mãos da fundadora.
As encomendas podem ser feitas no site da marca. Caso esteja por Lisboa, também pode ir buscá-los ao atelier, mediante agendamento prévio.
Carregue na galeria para conhecer os cinco aromas que fazem parte do portefólio da marca.