Lojas e marcas

Do boho ao streetwear. A Trinta&Duas não pára de lançar peças confortáveis

Nasceu da amizade de duas apaixonadas por moda. Soraia e Joana lançam propostas elásticas que estão em falta no mercado.
Já lançaram três coleções.

Quando a loja multimarca onde trabalhava declarou insolvência, Soraia Neves decidiu mudar o rumo da sua carreira. Com mais tempo para refletir, percebeu que estava na altura de trabalhar por conta própria. Porém, ao contrário do que pensava fazer inicialmente, a antiga gerente não embarcou sozinha nesta aventura.

Quando começou a pesquisar opções, recebeu uma mensagem de Joana Lopes. A amiga, que ainda trabalha como fisioterapeuta, também sentia vontade de acrescentar uma nova vertente à sua vida profissional. No dia seguinte, — ainda em março, começaram a passar as ideias que tinham reunido para o papel.

Ambas têm 30 anos, um dos motivos por trás do nome da Trinta&Duas, a marca de roupa que lançaram a 1 de junho. Já o número que se segue ao símbolo “&” simboliza a união das duas: querem “inspirar confiança” e “incentivar a autoexpressão” das clientes, graças a peças para todos os gostos.

As sócias conheceram-se durante o ensino secundário. “Não éramos da mesma turma, mas tínhamos vários amigos em comum. Como fizemos parte da associação de estudantes, sabíamos que trabalhávamos bem juntas”, começa por contar Soraia à NiT. Apesar de terem seguido percursos distintos, nunca perderam a ligação.

Ainda discutiram outras opções de negócios, mas a moda sempre foi o mercado que as fascinou. Joana, em específico, começou a estar a tenta às tendências desde muito cedo, através dos desfiles que acompanhava estação após estação. No fundo, “consegue olhar para uma peça e visualizar logo um cenário de uma sessão fotográfica.”

Em três meses, já lançaram três coleções, uma prova da versatilidade que querem trazer para o mercado nacional. Começaram por uma linha de beachwear, seguiram para peças boho “que muita gente nunca tinha visto” e, por fim, seguiram uma visão mais virada para o streetwear. Mas não se vão ficar por aqui.

“Mais do que ter um estilo demasiado definido, o que queremos é trazer algo que existe para um público dos 25 aos 40 anos”, acrescenta. “O mais importante é oferecer peças com qualidade, elásticas e confortáveis, mas que não encontramos com tanta facilidade numa fast fashion.”

Além disso, reconhecem que existe “uma limitação muito grande na escala de tamanhos”, daí priorizarem o ajuste das peças. Ambas têm menos de 1,65 metros e conhecem as inseguranças que muitas mulheres sentem quando entram num provador. Um dos projetos da marca é precisamente apostar em modelos adaptados a todas as silhuetas.

Ao percorrerem o catálogo da Trinta&Duas, é importante que as clientes encontrem algo que lhes agrade, quer tenham um estilo mais tradicional ou irreverente. “Temos calças com um corte mais clássico, mas que dão para usar no dia a dia sem perder o visual mais tranquilo.”

Uma das missões para o futuro é que a mãe de Soraia, que sempre trabalhou no ramo da moda, se junte à equipa. Até lá, as peças são produzidas com matérias-primas de fornecedores italianos, em fábricas nacionais, sempre em quantidades reduzidas. “Ainda estamos a perceber o que o público quer.”

As sócias também não rejeitam a ideia de abrirem um showroom no futuro, onde as clientes possam aparecer quando precisam de algum arranjo — um serviço que pretendem disponibilizar sem qualquer custo adicional. “Sabemos a importância das pessoas tocarem e experimentarem as propostas”, conclui.

Todas as peças da Trinta&Duas estão disponíveis no site da marca com preços entre os 18,95€ e os 59,95€. Carregue na galeria para conhecer as propostas mais recentes.

 

ver galeria

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT