Lojas e marcas

Do dia a dia às festas: a portuguesa Beso Concept tem peças para todas as ocasiões

Basta trocar um par de brincos para que os modelos funcionem em contextos díspares. A promessa é das fundadoras da marca.
A marca vende para todo o mundo.

As conexões familiares são importantes, mas há laços que vão além da partilha de sangue. Teresa Batista, 50, e Beatriz Brilha, 27, mãe e filha, viveram na ilha de São Tomé e Príncipe durante 20 anos, mas passavam férias em Portugal todos os anos. Numa dessas estadias, conheceram Rita Belo e a jovem de 28 anos tornou-se como um novo elemento da família — com a qual construíram um negócio.

No dia 1 de março, o trio apresentou a Beso Concept, uma nova marca de vestuário feminino para várias ocasiões: podem ser usadas no dia a dia ou numa festa. Este projeto é uma extensão do negócio que desenvolveram logo após o regresso das emigrantes à Europa, em 2020, provocado pela pandemia.

“Durante o confinamento, ficámos as duas sem trabalho na área da gestão de eventos. Como tínhamos gostos tão semelhantes, decidimos criar algo nosso”, conta à NiT Rita Belo, que passava cada vez mais tempo com as amigas. Começaram por vender peças como colares, anéis e brincos na Beso, o nome da marca original.

Porém, três anos depois, sentiram que estava na altura de crescer com um novo projeto, desta vez alargado ao vestuário. Em vez de disponibilizarem logo a coleção completa, estão a lançar as peças aos poucos. Assim, nenhuma das propostas passa despercebida.

Os detalhes das peças.

“No inicio pensámos em focar-nos só num estilo, ou casual ou festa. Mas pensámos em fazer de forma diferente”, acrescenta, sobre os modelos híbridos. A mistura entre estéticas opostas é uma forma de refletir o gosto distinto de cada um dos elementos.

Enquanto Teresa, que trabalhava no ramo automóvel, e é “uma pessoa muito empresarial” com um estilo formal, as duas jovens são “mais descontraídas”. Ainda assim, a junção resultou: “Gostamos muito de praia, é o fio condutor, porque há sempre um ar mediterrâneo em cada modelo.”

O negócio foi pensado de forma a misturar as duas marcas. Se a cliente trocar os acessórios, por exemplo, consegue fazer com que a peça seja mais adequada para trabalhar ou para um casamento: “Apesar de querermos que sejam representadas em separado, há uma ligação entre as duas.”

Os modelos são adquiridos a fornecedores internacionais de acordo com o ADN idealizado. Com o regresso à normalidade e aos trabalhos, esta gestão é feita em part-time, porém, o objetivo é conseguirem deixar os trabalhos para a Beso Concept se tornar uma ocupação a tempo inteiro.

“Ainda queremos abrir uma loja física”, conclui. “Decidimos começar online, para tentar perceber o nosso público e as suas prioridades, mas não vamos ficar por aqui.”

Neste momento, as peças estão à venda entre os 30€, no caso das blusas, e os 60€, se comprar um blazer. Pode comprá-las através da página de Instagram da marca, mas as fundadoras já estão a preparar um site.

Carregue na galeria para conhecer algumas das propostas já lançadas.

ver galeria

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT