Durante uma aula dedicada à automaquilhagem, uma aluna de Rebecca Lopes expressou a sua frustração relativamente à escolha dos pincéis. Para a ajudar, Rebecca decidiu colocar autocolantes em cada um dos cabos, indicando a respetiva função. Nesse dia, a sugestão para criar os seus próprios acessórios de maquilhagem surgiu pela primeira vez.
Embora estivesse recetiva à ideia, inicialmente, Rebecca não lhe deu muita importância. Com mais de 10 anos de experiência como maquilhadora, percebeu que os acessórios podiam ser um excelente complemento para as suas aulas, especialmente para as alunas mais inexperientes. O retorno positivo que recebeu motivou-a a expandir o conceito para chegar a mais pessoas e fundou a Doiscês. Trata-se de uma nova marca nacional com pincéis e outros acessórios de maquilhagem que simplificam a rotina de beleza de toda a gente.
O negócio nasceu para “fazer a diferença no mercado da beleza, oferecendo produtos que realmente impactem a vida das pessoas”. Nas suas aulas, Rebecca procura desmistificar a ideia de que o processo de maquilhagem é complicado: “Se usar o pincel certo para cada função, pode tornar-se fácil e divertido”.
Rebecca Condoiscês — como é conhecida nas redes sociais — divide a sua vida entre Portugal e Angola, onde nasceu. Desde cedo, desenvolveu uma paixão pela maquilhagem e, ao deparar-se com a vasta oferta no mercado, decidiu que não queria lançar apenas mais um produto. “Tinha de representar uma mais-valia para quem o utiliza.”
O Maestro, o primeiro lançamento da marca, é um estojo rosa e minimalista que contém um conjunto de 11 pincéis. Cada pincel é identificado, o que elimina qualquer dúvida na hora da aplicação e orienta o utilizador na criação de diferentes estilos de maquilhagem, desde os mais simples aos mais elaborados.
Com diferentes formas e tamanhos, cada pincel tem uma função. Há opções para sobrancelhas, base, corretor, contorno, blush, iluminador, sombras. Os restantes servem para esfumar, intensificar ou para os detalhes da maquilhagem.
Todos os modelos são feitos à mão e concebidos para serem resistentes, duráveis e sustentáveis. Os cabos são elaborados em madeira, enquanto as cerdas são confecionadas “com uma das melhores fibras sintéticas disponíveis no mercado”, apresentando características semelhantes ao pelo animal. Destacam-se pela sua resistência a manchas e acumulação de sujidade, sendo também fáceis e rápidas de limpar.
Além disso, todos são cruelty free. A ideia da Doiscês só ganhou forma quando Rebecca encontrou um fornecedor que partilhasse os seus valores, após uma longa pesquisa para identificar o melhor parceiro.
No que diz respeito ao design, os pincéis foram projetados para serem o mais ergonómicos possível. Algumas cerdas são mais suaves e volumosas, como as do pincel para pó, garantindo uma aplicação uniforme do produto, enquanto outras são mais precisas, adequadas para áreas delicadas, como o contorno dos olhos. “Permitem criar desde looks simples até aos mais complexos.”
A maioria dos pincéis é compatível tanto com produtos cremosos como em pó. Para demonstrar essa versatilidade, Rebecca decidiu integrar os modelos nos tutoriais que partilha no Instagram, onde já conta com mais de 30 mil seguidores.
Com o crescimento da marca, o objetivo de Rebecca é expandir-se para novos mercados. Há mais produtos em fase de planeamento, com lançamento previsto ainda para este ano. Embora prefira não revelar detalhes, adianta que se tratará de um complemento ao primeiro estojo.
Todos os modelos estão disponíveis no site da Doiscês. É possível adquirir o conjunto completo por 95€, mas os pincéis também podem ser comprados individualmente, com preços que variam entre 9,50€ e 11,40€.