Lojas e marcas

Dos boxers aos hotéis: como Ronaldo construiu um império empresarial de 850 milhões

Tudo graças à humildade, profissionalismo e às transferências entre clubes, defende o especialista que acompanha a evolução da CR7.
Tem tido sucesso em diferentes áreas.

Há muito tempo que Cristiano Ronaldo transcendeu o estatuto de jogador de futebol, transformando-se numa marca avaliada em 850 milhões de euros. Do vestuário aos perfumes e relógios, dos hotéis à restauração e aos ginásios, sem esquecer a influência nas redes sociais, o capitão da Seleção Nacional construiu um verdadeiro império empresarial, composto por mais de uma dezena de participações diretas e indiretas em empresas que operam em diferentes setores de atividade.

A propósito do seu aniversário — o madeirense celebra 40 anos esta quarta-feira, 5 de fevereiro, — Daniel Sá, diretor-executivo do Instituto Português de Administração de Marketing (IPAM) e especialista em marketing desportivo, analisou a evolução da CR7 ao longo dos últimos 15 anos.

A trajetória empresarial de Ronaldo começou em 2013, quando a marca lançou uma linha de roupa interior, incluindo boxers e cuecas para homens. Mais tarde, a oferta expandiu-se ao vestuário, calçado e perfumes, incluindo o mais recente lançamento, “Origins” (2022), inspirado na sua terra natal, a Madeira.

Além de oferecer produtos, a CR7 também proporciona experiências: em 2015, Ronaldo estabeleceu uma parceria com o grupo hoteleiro Pestana, que resultou na cadeia Pestana CR7 Lifestyle Hotels. O primeiro abriu no Funchal em 2016, seguindo-se unidades em Lisboa, Madrid, Nova Iorque e Marraquexe, com um hotel em Paris previsto para 2027.

Em 2021, Ronaldo investiu na área da estética, participando no capital do Insparya, grupo especializado em transplantes capilares (entre 4500€ e 8750€), com clínicas em Portugal (Lisboa, Porto, Braga, Viseu e Vilamoura) e além-fronteiras (Barcelona, Bilbau, Madrid, Marbella, Valência, Milão e Moscate).

A diversificação continuou com a parceria com a Crunch para a abertura de ginásios em Portugal (2021), com o lançamento da marca de champanhe 777 Goals (em 2024) e a entrada no mercado de luxo da porcelana, através da aquisição de participações na Vista Alegre Atlantis (10 por cento) e Vista Alegre Espanha (30 por cento).

O sucesso de Cristiano Ronaldo transformou-se num caso de estudo em universidades de todo o mundo, abrangendo tanto a vertente desportiva como a do marketing. De facto, já foi tema de mais de 60 mil artigos científicos. “E a marca CR7 vai continuar a crescer nos próximos anos”, afirma Daniel Sá.

” Tudo o que tem realizado, dentro e fora dos relvados, é verdadeiramente impressionante”, sublinha. Dois momentos cruciais da sua trajetória, segundo Sá, foram a transferência para o Manchester United aos 18 anos e a mudança para o Real Madrid em 2009, que o catapultaram para a esfera das celebridades, “ao lado de políticos, artistas, músicos e atores”. 

Esta comparação ainda não perdeu atualidade e há um parâmetro em que Ronaldo continua (bem) à frente de toda a gente. Com 648 milhões de seguidores no Instagram, o português ocupa o primeiro lugar no ranking mundial desta rede social, ultrapassando Lionel Messi (504 milhões) e Selena Gomez (422 milhões).

Daniel Sá atribui o seu sucesso global à “humildade”, “compromisso” e “profissionalismo”, qualidades que também contribuem para o sucesso das suas empresas. “O Ronaldo, hoje em dia, tem a estratégia de uma qualquer grande empresa”, destaca o diretor-executivo do IPAM, acrescentando que a marca CR7 “não vai parar de crescer e deve deixar todos muito orgulhosos pelo que tem feito”.

Quem gere a CR7?

Entretanto, os méritos não cabem apenas a Cristiano. Embora ele seja o rosto da marca de lifestyle que criou. Mais do que produtos, serviços ou experiências individuais, Ronaldo vende, sobretudo, “um estilo de vida”, ao qual a maioria dos seus seguidores só podem aceder parcialmente, seja através de uma garrafa de água (é parceiro da URSU9 Water), de um perfume ou de uns boxers.

Por detrás do seu império multimilionário existe uma vasta equipa que o apoia na gestão transversal dos seus negócios, sejam eles hotéis ou campanhas de vestuário, e, acima de tudo, a sua presença redes sociais. Um dos principais aliados do vencedor de cinco Bolas de Ouro é Jorge Mendes, seu empresário e amigo próximo. Mendes é proprietário da Gestifute, empresa que também controla a Polaris Sports, uma agência de marketing desportivo liderada por Luís Correia, sobrinho de Jorge.

É a Polaris que gere os direitos de imagem do jogador, a “máquina de fazer dinheiro” da agência, e as suas contas nas redes sociais. A capacidade de Ronaldo de transformar seguidores em receita é uma vantagem competitiva muito valiosa — um único post publicitário no Instagram, por exemplo, pode render centenas de milhares de euros. A Polaris Sports também foi a incubadora da CR7 e todos os investimentos relacionados com a marca são feitos através dela.

 

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT