O dia mais triste de 2025 é esta segunda-feira, 20 de janeiro, segundo um cálculo feito em 2005, alegadamente usando uma “equação”. Apesar de não existir confirmação científica que sustente esta afirmação, há mais de vinte anos que a terceira segunda-feira de janeiro é vista como a mais desoladora. O dia até recebeu uma designação específica: Blue Monday.
A origem deste conceito remonta a 2005, quando a agência de viagens Sky Travel lançou uma campanha de marketing, supostamente baseada num cálculo que levou em consideração fatores como o clima, as dívidas acumuladas após as festas de fim de ano, o tempo desde o Natal, as resoluções de Ano Novo não cumpridas e a motivação geral das pessoas.
Embora a Blue Monday tenha ganhado popularidade, muitos especialistas consideram a ideia simplista e criticam a falta de uma base científica sólida para o conceito. No entanto, o termo é amplamente utilizado como uma forma de chamar a atenção para questões de saúde mental e o impacto do inverno na disposição das pessoas.
No que toca às marcas, para contrariar este estado de espírito negativo, várias têm investido em promoções. Uma das etiquetas que aderiu à tradição este ano é a Sephora com uma campanha que inclui 25 por cento de desconto, com mais 5 por cento de desconto extra na aplicação. A campanha inclui mais de dois mil produtos, entre os quais artigos de maquilhagem, perfumes, produtos para o cabelo e para o rosto.
Entre as insígnias cujos produtos ficam mais acessíveis, destacam-se várias marcas de renome no mercado. Tarte, Huda Beauty, Too Faced, Nars e a Fenty Beauty, da Rihanna, são apenas alguns dos exemplos.
No caso dos fãs de maquilhagem, podem aproveitar alguns dos bestsellers destacados pela marca. Há dois produtos icónicos como o pó solto ultrafino Easy Bake Loose Baking & Setting Powder, da Huda Beauty, ou a paleta de base e blush em creme da Make Up For Ever. Nos cuidados para o cabelo, destaca-se o Detox Shampoo da Ouai.
Uma vez que vivemos na era do TikTok, também não faltam alguns dos produtos que se tornaram virais na rede social nos últimos tempos, tal como o perfume The 7 Virtues, da Vanilla Woods, ou a fragrância Black Opium, da Yves Saint Laurent.
As propostas a preços mais simpáticos já estão disponíveis no site da Sephora até 21 de janeiro. Carregue na galeria para descobrir algumas oportunidades selecionadas pela NiT (a partir de 13,99€).