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“Drinking wine, feeling fine.” Chegaram as melhores T-shirts para os loucos por vinho

Chama-se M2WIN e foi criada por duas irmãs gémeas. Margarida e Mariana Pinto são também as criadoras do Casal da Viúva.

Uma conversa com as gémeas Margarida e Mariana Pinto envolve, quase sempre, um copo de vinho. Em 2021, aos 19 anos, as irmãs decidiram cumprir a tradição de família e criar o Casal da Viúva, uma produção própria que nasceu nas videiras centenárias herdadas pelo pai, Manuel Cardoso Pinto, com o mesmo nome da marca.  

O tempo que a dupla passa à volta dos rótulos, porém, não impede que as jovens explorem outros interesses — e que os unam ao universo da vinicultura. Apaixonadas por moda, perceberam que podiam usar uma peça de roupa para “identificar uma comunidade com os mesmos gostos”, explicam à NiT.

Sob o slogan “Sisters in Life, Partners in Business”, a M2WIN nasceu a 1 de maio, com várias T-shirts com estampados a pensar nos wine lovers. Nesta primeira coleção, fazem-no através de frases com sentido de humor, grafismos cheios de cor e cortes minimalistas.

Por um lado, é também “uma forma de promover o produto porque é um setor que tem de se tornar mais apelativo para os jovens”, afirma Mariana. “Daí começarmos pelas T-shirts, sentimos que era a forma mais fácil de atingir este público e fazer com que se identificasse connosco.”

Atualmente com 23 anos, as irmãs são licenciadas em gestão. Das gerações anteriores herdaram a paixão pela agricultura e enologia. O avô materno, também ligado à área, foi um dos primeiros portugueses a produzirem vinhos reserva em várias adegas da região como Santa Marta, Penajóia, Mesão Frio e Vila Flor.

Apesar de nenhuma das duas ter formação em áreas do design, admitem que Margarida “tem uma sensibilidade especial” para tudo o que envolve criatividade, decoração e moda. Foi essa curiosidade da jovem que a guiou na criação das primeiras peças. E têm sido um sucesso.

“Em dois meses, produzimos dezenas T-shirts. As únicas que sobram são os lançamentos feitos há uma semana”, acrescenta a fundadora. “O objetivo é ter stock com designs idênticos em cores diferentes para chegar a ainda mais pessoas.”

Um dos modelos.

Na parte de trás das peças, destacam-se frases como “skip the flowers, bring the wine”, “wine is my beauty secret” ou “drinking wine, feeling fine”, por exemplo. A conjugação destas expressões com os desenhos e as cores é feita por Margarida em parceria com uma gráfica nacional onde decorre a estampagem.

Todas as T-shirts foram pensadas para serem oversized, unissexo e versáteis, funcionando nos meses quentes do verão. O objetivo era que funcionassem verdadeiramente para toda a gente — não interessa o sexo, tipo de corpo, carteira ou estilo, segundo as responsáveis.

Porém, garantem que as coleções não serão monotemáticas e já estão à procura de novas ideias, embora pretendam explorar mais designs ligados ao vinho. “Não encontrávamos nada deste género que fosse vendido ao público”, confessa a fundadora, que acrescenta que a preocupação será sempre “a necessidade dos clientes.”

Durante o lançamento da M2WIN — cujo nome brinca com o facto de serem duas irmãs gémeas —, Mariana e Margarida tiveram ainda a preocupação de conseguir um produto que fosse “acessível para o mercado português”, garantindo que conseguiam chegar a vários públicos. Tal como o vinho também deve ser para todos.

O Casal da Viúva

A história começa quando os maridos de Leonor Alves Teixeira e Ermelinda de Amaral morreram, e as duas mulheres, sogra e nora, recusaram entregar-se ao luto e à vida rotineira de donas de casa. Fizeram o oposto. Arregaçaram as mangas e trataram da terra e da produção de vinho caseiro de uma forma praticamente inédita para a altura, um ofício que mais tarde passou para o neto, o pai de Margarida e Mariana.

“Desde que nascemos que temos o mundo agrícola presente. Os nossos pais e avós são engenheiros agrícolas e sempre cultivamos uvas para depois vendermos para a produção de vinho. Na nossa casa sempre se falou sobre vindimas, prevenir e tratar pragas e ficar atento à meteorologia. Nós acabamos por herdar esse gosto.”

Durante a pandemia, com o mundo parado, a família continuou a tratar das vinhas, mas as gémeas estavam preparadas para avançar com outro projeto. “Ficámos com muito tempo livre nos confinamentos. Desafiamos vários jovens talentos que conhecíamos — um designer para produzir os rótulos com as bonecas alusivas às viúvas e depois com um produtor.”

O rótulo da referência branca.

O Casal da Viúva foi lançado em 2021, com um vinho branco, “aquele que os jovens mais gostam e levam para jantares” com  códega do larinho e gouveio, que ficou a estagiar durante três meses em cubas de inox.

Em 2024 aventuraram-se com a produção do primeiro tinto, mas tiveram o cuidado de fazer uma versão mais leve, usando castas tradicionais do Douro, como a touriga nacional, tinta barroca e touriga franca. “Os jovens não são muito apreciadores de tintos. Normalmente acham que será algo mais pesado e encorpado. O nosso desafio era mostrar que conseguíamos ter algo diferente.”

Margarida e Mariana têm noção que o negócio dos vinhos é complicado e desafiante. No entanto, contam com a ajuda dos pais, Luís e Zulmira, e dos avós para colocar tudo a funcionar. Este apoio na organização das vindimas, na gestão das pessoas e no tratamento das vinhas permite que continuem focadas nos respetivos mestrados na área financeira e que se dediquem em part-time à enologia.

O alojamento local

O Casal da Viúva é também o nome que os pais das gémeas decidiram dar ao alojamento local que criaram em Armamar. “O nosso bisavô nomeou todas as terras herdadas das viúvas de Casal Viúva. Foi uma homenagem. Em 2015, os nossos pais transformaram a casa dos trabalhadores que fica adjacente à casa dos nossos avós num espaço com seis suítes, onde os nossos hóspedes podem sentir-se emergidos na tranquilidade do meio rural.”

O alojamento local está situado entre Lamego, Tabuaço, Moimenta da Beira e Armamar, numa das várias terras da família. Ali têm também parte das vinhas onde nascem as uvas que são usadas para o vinho que as jovens produziram.

O espaço está disponível para reserva no Booking, ou através de mensagem no Instagram. Uma noite custa cerca de 85€ com pequeno-almoço incluído e oferece a oportunidade de provar o vinho com o nome da casa.

Com este novo projeto, as irmãs queriam precisamente expandir o universo do Casal da Viúva a um novo segmento. E, embora seja uma marca muito recente, a verdade é que têm sentido a adesão do público em todos os mercados e festivais onde têm participado, sobretudo entre o público estrangeiro. O próximo passo? A internacionalização.

A primeira coleção está disponível online, através das redes sociais, e cada peça custa 25€. Além disso, estão disponíveis presencialmente nos mercados de rua que anunciam através do Instagram. 

Carregue na galeria para conhecer alguns dos modelos disponíveis.

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