Em 2024, mais do que nunca, a prioridade da indústria da beleza passa pela criação de produtos o mais naturais possível. Preocupados com esta filosofia, há cada vez mais negócios a apostar em fórmulas feitas à base de ingredientes como a aloe vera, camomila, cúrcuma ou até extrato de romã, por exemplo.
Apesar da evolução do mercado, Patrícia Lima, de 35 anos, reparou que ainda existia uma lacuna. Valeram-lhe os dez anos de experiência a trabalhar como diretora de marketing e comunicação em várias marcas de renome. “Pensava sempre no que podia fazer de diferente se fossem minhas”, explica à NiT.
Com ingredientes naturais, vegan e cruelty-free, a Dussol é a primeira marca de cosmética feita com ingredientes derivados do girassol, uma planta rica em vitaminas E e F, antioxidantes e ácidos gordos essenciais. O objetivo? Criar um ritual de bem-estar com produtos-chave que hidratem, nutram e protejam a pele.
A primeira linha, lançada a 28 de outubro, é composta por três artigos. O bálsamo de limpeza ajuda na remoção da maquilhagem e permite que a pele fique apta a receber as próximas etapas. O gel de limpeza garante que a pele fica limpa, enquanto o creme nutritivo é antirrugas e antimanchas.
Foi em 2020, com o mundo parado, que Patrícia decidiu repescar este sonho antigo. “A indústria tem tanta concorrência que, se não agregarmos valor, é esquecida”, acrescenta. “Comecei a pesquisar e, quando comecei a reduzir o estudo ao óleo de girassol, percebi todos os benefícios para a pele.”
A fundadora destaca ainda que existem vários médicos e cirurgiões que recomendam a utilização enquanto ingrediente natural. “Mas não existia nenhuma marca de cosmética no mundo em que todos os produtos o tivessem como protagonista.”
Entre os principais benefícios, destacam-se as propriedades antirrugas e antimanchas por promover a regeneração celular e devido à ação antioxidante. Graças à alta concentração de ácidos gordos, também dá uma hidratação profunda e a ação calmante e anti-inflamatória ajuda a acalmar a pele irritada e a reduzir a vermelhidão.
Outra das vantagens do óleo de girassol é a textura. Por ser rapidamente absorvido sem criar oleosidade, pode ser uma boa escolha para rostos acneicos. Por fim, ao criar uma barreira protetora na pele, ajuda a defendê-la dos danos causados por fatores externos, como a poluição e os raios UV, sem obstruir os poros.
A Dussol surge também para simplificar a rotina de beleza diária dos clientes, sobretudo nos dias mais corridos. “Queríamos uma rotina simples, com fórmulas muito limpas e lançamentos que se complementam entre si. É importante que a pessoa perceba o que está a consumir sem grandes vocabulários químicos.”
Todas as matérias-primas que complementam o óleo de girassol foram pensadas ao pormenor. No caso do creme, optaram por um ativo complexo antirrugas de polipéptidos chamado Matrixyl 3000, que chegou há poucos anos ao mercado. “Há muitas propostas no mercado com ácido hialurónico.”
Um dos maiores desafios foi encontrar a fábrica certa, mas encontrou um laboratório no nosso País com uma equipa de químicos disponíveis para a ajudar a encontrar as fórmulas que lhe permitissem criar uma linha para adultos. A marca é 100 por cento pensada e feita em Portugal.
Todos os produtos são aprovados pela Infarmed. Uma das preocupações, durante o processo, foi a testagem em todo o tipo de peles, sobretudo as mais sensíveis ou com psoríase. “É difícil encontrar opções que não sejam muito caras. Era uma exigência que toda a gente fosse incluída.”
Quando Patrícia chegou ao ingrediente principal, não demorou muito até nascer o nome. Queria algo curto, sem significado em nenhuma língua, que tivesse uma ligação pouco óbvia ao girassol, tendo criado uma expressão a partir da ideia que a Dussol é uma marca vinda desta planta.
O design das embalagens também não foi esquecido. Do toque aveludado, que “lembra pele de pêssego”, ao aroma, tudo foi pensado para ser prazeroso e os clientes sentirem que se estão a mimar. “Tentámos passar a ideia de que é um momento de autocuidado e em que não deve haver preocupações.”
Dois meses antes do lançamento, a fundadora testou os produtos enviando-os a vários embaixadores da etiqueta, de diferentes áreas. Uma das questões que colocou foi o que esperavam dos lançamentos seguintes e todos mencionaram, sem exceção, o aroma secreto “que cruza duas fragrâncias muito aconchegantes”, diz.
Além disso, sugeriram novas ideias para alargar a oferta. A verdade é que o catálogo está longe de estar completo e falta apresentar, por exemplo, um produto facial como creme de olhos ou tónico. “É algo que demora o seu tempo, mas gostávamos de lançar algo novo no início do próximo ano”, conclui.
Os produtos da Dussol estão disponíveis no site da marca e os preços variam entre os 25€ e os 42€. Se preferir, pode optar pelo kit completo por 95€.
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