Lojas e marcas

É o fim de uma era: Donatella sai da direção criativa da Versace

A estilista e empresária italiana entrega o cargo a um designer conhecido, que já trabalhou numa marca concorrente.
Tem 69 anos.

Depois se tornar público que a Prada SpA, empresa italiana de moda de luxo que detém a marca homónima, estava em negociações para adquirir a Versace — atualmente controlada pela Capri Holdings, por um valor estimado de 1,5 milhões de euros —, chega mais uma notícia que deixa o mundo da moda em choque. Nesta quinta-feira, 13 de março, foi avançada a notícia de que Donatella Versace deixa a direção criativa da marca italiana. 

A estilista e empresária Donatella Versace deixa o cargo, após três décadas. No entanto, continua ligada à insígnia fundada pelos irmão, Gianni. Torna-se, agora, embaixadora-chefe da marca, segundo divulga a “Vogue“.

A informação chega também com a revelação de quem será o seu sucessor. O cargo será assumido por Dario Vitale, que desempenhou funções como diretor de design e imagem na marca italiana Miu Miu, nascida em 1993. Esta tornou conhecida por brincar com contrastes de materiais, cores e silhuetas. 

Após 27 anos à frente da maison, fundada em 1978, a icónica designer não diz adeus à marca. “Continuarei a ser a mais fervorosa apoiante da Versace. A Versace está no meu ADN e está sempre no meu coração”, refere a empresária, aqui citada pela “Vogue”.

“Defender a próxima geração de designers sempre foi importante para mim. Estou emocionada por Dario Vitale juntar-se nós e animada para ver a Versace com novos olhos. Quero agradecer à minha incrível equipa de design e a todos os funcionários da Versace, com quem tive o privilégio de trabalhar por mais de três décadas. Foi a maior honra da minha vida continuar o legado do meu irmão Gianni”, conta Donatella.

Dario Vitale vai assumir funções a partir de 1 de abril como diretor executivo da Versace. O diretor-geral da marca, Emmanuel Gintzburger, não poupou nos elogios. “Vitale é um talento raro, que respeita profundamente a essência e os valores da Versace e compreende claramente o seu potencial de crescimento”, afirmou em comunicado, garantindo que este dará uma “nova perspectiva” à etiqueta de luxo.

Vitale comenta com ânimo esta mudança na vida e, claro, na carreira. “Estou realmente honrado em juntar-me à Versace como diretor criativo e fazer parte desta casa de luxo de moda especial. A House of Versace tem uma herança única que abrange décadas e moldou a história da moda. Quero expressar o meu sincero agradecimento a Donatella pela confiança em mim e pela sua dedicação incansável à marca extraordinária que a Versace é hoje”, afirmou o criativo. 

Dario Vitale tem 41 anos e é considerada uma das personalidades mais inovadoras do mundo da moda. Com formação no Instituto Marangoni, em 2006, trabalhou na Dsquared2 durante um ano e depois na etiqueta de luxo Bottega Veneta. A seguir, juntou-se à Miu Miu em 2010, onde subiu de cargo até se tornar diretor de design e chefe de imagem. 

 
 
 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação partilhada por Versace (@versace)

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT